A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) acaba de anunciar a abertura de um inquérito para aferir os motivos que estiveram por detrás da derrota humilhante infligida a seleção nacional de futebol, “mambas”, na sua deslocação a Marraquexe onde perdeu por 0-4 diante de Marrocos e que ditou o afastamento da fase final do Campeonato Africano das Nações de 2013.
Segundo um comunicado de imprensa distribuído no início desta tarde, a FMF após a reunião de direção que aconteceu esta semana, decidiu seguir os seguintes passos: Solicitar à equipa técnica um relatório circunstanciado e detalhado das razões deste resultado e da exibição da seleção nacional de futebol em Marrocos; exigir da equipa técnica a justificação da pesada e humilhante derrota de 4-0 sofrida por todos moçambicanos, deitando abaixo uma eminente qualificação; instaurar um inquérito na seleção nacional para apurar os motivos do sucedido e tomadas de ações corretivas.
Esta posição da FMF surge numa altura em que cresce a contestação ao elenco dirigido por Faizal Sidat, sendo que muitos amantes de futebol estão a exigir a demissão do Presidente da Federação. Para muitos moçambicanos, Sidat é o principal responsável pela letargia que se assiste no futebol moçambicano.
Nos últimos dias tem-se sucedido debates em quase todas estações televisivas do país, nos quais os participantes exigem a demissão do atual elenco federativo. Chamadas de todos cantos do país tem entupido as linhas telefónicas das rádios e televisões nacionais, com adeptos enfurecidos a exigirem mudanças no atual cenário.
Entretanto, Faizal Sidat já fez saber que não irá demitir-se do cargo, alegando que fez «tudo para que os “mambas” tivessem um bom resultado em Marraquexe», citando como exemplo o estágio que a seleção nacional fez em Portugal.
Tudo leva a crer que a “procissão ainda vai no adro”, pois os contestatários de Faizal Sidat pedem a intervenção das mais altas estruturas desportivas do país e até do Presidente da República, Armando Guebuza, que há um mês reuniu-se com desportistas manifestando insatisfação pelos atuais resultados que se verificam no desporto moçambicano.
Comentários