O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) decidiu e não há volta a dar, o futebol ficará de fora dos jogos do SCSA (Supreme Council Sports in Africa) a terem lugar de 7 a 16 de dezembro, em Lusaka, na Zâmbia.

António Munguambe, director-geral do Instituto Nacional do Desporto (INADE), citado pela AIM, disse que os maus resultados obtidos pelas seleções de futebol nos jogos anteriores do SCSA obrigam a instituição a tomar esta decisão.

Nos últimos jogos do SCSA que decorreram há dois anos, o futebol foi o elo mais fraco da participação moçambicana. “Não vale a pena gastarmos os poucos recursos disponíveis com modalidades que não trazem resultados”, declarou Munguambe.

Moçambique leva para o evento seis modalidades, nomeadamente atletismo (18), basquetebol feminino (12), boxe (6), natação em masculinos (3) e em femininos (5), judo (2) e ténis (2).

No total, a delegação é constituída por 100 pessoas, sendo que apenas 79 é que vão à capital zambiana. Munguambe realçou que o evento é duas vezes mais caro do que os da Jogos da CPLP.