Liam Hanley e Jacques Sweeney, apresentadores do programa matinal “5Live” da BBC rádio, tinham acabado de jantar no bairro de Melville, Joanesburgo, cerca da meia-noite, e caminhavam ao longo de uma movimentada artéria em busca de um táxi quando o incidente se registou, disse a mesma fonte.

Uma viatura parou perto dos jornalistas e dois dos seus ocupantes, apontando armas de fogo, exigiram que lhes entregassem os telemóveis e as carteiras, após o que se puseram em fuga.

Os dois profissionais da comunicação social regressaram ao restaurante e, do telefone do estabelecimento, informaram as autoridades e colegas que com eles se encontram em Joanesburgo.

Uma hora depois a polícia ainda não tinha chegado ao local, disse a fonte da BBC, pelo que as vítimas voltaram a telefonar, tendo então sido informadas que “o incidente havia sido registado”.

Ainda antes do início do Mundial, dois jornalistas portugueses e um espanhol foram assaltados numa estalagem de Magaliesburgo, tendo depois disso sido registados vários outros assaltos à mão armada a outros profissionais estrangeiros.

O incidente mais recente envolveu três jornalistas chineses que foram vítimas de assalto, também à mão armada, no início desta semana em Nelspruit, num hotel onde pernoitavam.