O defesa do Uruguai, Diego Lugano, deixou claro esta tarde, em Joanesburgo, que só irá jogar se estiver totalmente recuperado da lesão que o atingiu no jogo com o Gana. Lugano diz que treina “24 horas por dia com o objectivo de ficar apto” mas a torsão do joelho ainda não está debelada. Por isso mesmo, o central deverá ficar de fora das opções do treinador Oscar Tabarez.

“Esta manhã no treino consegui correr em linha recta sem dor, não é muita coisa mas apenas a 48 horas depois da contusão é uma evolução muito favorável”. No entanto, acrescenta, “infelizmente não há tempo para recuperar a 100 por cento em apenas quatro dias. Estamos no limite, amanhã vamos tentar verificar os movimentos em jogo”, disse Lugano num encontro com jornalistas.

O central do Uruguai garante que neste momento tem de ser “muito responsável e honesto com os companheiros” e, se entrar em campo, “tem de ser a 100 por cento, os 90 por cento não servem”. Para Lugano, que se apresentou em tom realista em relação à sua lesão, os jogadores que estão no banco também “estão em condições de jogar” e, por isso mesmo, assume que é preciso ser “humilde e pensar nos companheiros e no país e fazer o que é o melhor para a equipa”.

Lugano referiu ainda que o facto da selecção uruguaia estar nas meias-finais do Mundial 2010 “não é casual, é fruto de um trabalho de longo prazo que está a ser feito de há quatro anos para cá”. Para Lugano, depois do Mundial, seria importante “manter este projecto com muita organização e disciplina e com projecto de longo prazo e não pensar que se consegue apenas com garra e amor pela camisola como se pensava”. O capitão dá desta forma nota muito positiva ao projecto de Oscar Tabarez.

De fora deste encontro estão ainda Fucile, por acumulação de amarelos, e Suarez, expulso no jogo com o Gana por ter defendido um golo certo com a mão.

Uruguai e Holanda jogam esta terça-feira, às 20h30 (menos uma em Lisboa), no estádio Green Point, na cidade do Cabo, a passagem à final do Mundial 2010.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.