A Costa Rica vivia, este domingo, um clima de festa nas praias e nas ruas, o qual promete prolongar-se nas próximas horas, depois de a seleção de futebol ter garantido a histórica passagem aos quartos-de-final do Mundial do Brasil.

Caravanas de veículos, bandeiras por todos lados e dezenas de milhares de adeptos envergando as camisolas vermelhas da seleção saíram para as ruas para festejar o triunfo frente à Grécia na lotaria das grandes penalidades por 5-3, após o empate a um golo no tempo regulamentar e no prolongamento.

Na Arena Pernambuco, em Recife, um golo do avançado Bryan Ruiz, aos 52 minutos, deu vantagem à seleção costarriquenha, mas o golo do defesa Papastathopoulos, aos 90+1, deu o empate à Grécia, orientada pelo português Fernando Santos, obrigou ao prolongamento e, posteriormente, às grandes penalidades.

A Costa Rica, que só em 1990 tinha chegado aos “oitavos”, vai defrontar a Holanda, em Salvador, no próximo sábado, 05 de julho, nos quartos-de-final do Mundial2014, um dia depois de Brasil e Colômbia se defrontarem também nessa fase da competição, em Fortaleza.

A festa na Costa Rica teve início logo depois do fim da partida e promete prolongar-se durante várias horas, apesar de segunda-feira ser dia de trabalho.

O Ministério da Segurança informou que 30 pessoas foram detidas por distúrbios ligeiros, mas não foram registados incidentes de maior.

“Titãs! Costa Rica derrota a Grécia nos penáltis e ascende ao Olimpo do futebol”, diz o diário La Nación na sua edição digital.