Terminou a fase de qualificação sul-americana para o Mundial2018. A Argentina entrou em campo, em Quito, com a ´corda` no pescoço, mas acabou por aparecer Messi, o ´salvador`, a colocar a seleção das Pampas na Copa do Mundo.

O jogo já era de vida ou de morte para os de Jorge Sampaoli, mas o que ninguém esperava era que a Argentina entrasse a ´dormir`. De tal forma que o relógio só marcava 38 segundos de jogo quando o Equador marcou, por Romario Ibarra, gelando por completo o banco argentino.

Acusado de não render na seleção o que rende no Barcelona, Leonel Messi voltou a aparecer na hora ´H` para resgatar a Argentina de uma eliminação humilhante. Fez o 1-1 aos 11 minutos após combinação com Di Maria, deu a volta ao marcador aos 18, após roubar uma bola a um contrário. No segundo tempo fez o hat-trick no melhor golo da noite: recebeu a bola, correu para a área, deixou dois adversários pelo caminho, antes de fazer um chapéu perfeito o guarda-redes Banguera, aos 62 minutos, para sossego de Sampaoli.

Na formação albi-celeste, o sportinguista Acuña e o benfiquista Salvio foram titulares. Otamendi, ex-FC Porto Enzo Pérez e Di Maria, antigos jogadores do Benfica, também foram titulares.

A Colômbia também garantiu o ´bilhete` para a Rússia no último jogo. Os ´caffeteros` empataram com o Perú a uma bola em casa, resultado suficiente para o apuramento direto. James Rodriguez deu vantagem à Colômbia, Paolo Guerrero empatou para o Perú, que contou com André Carrillo. Os peruanos terminaram em quinto e vão ter de disputar um play-off com o vencedor da Oceania.

De fora ficou o Chile, que acabou em sexto. Os chilenos perderam fora com o Brasil, já apurado, por 3-0, com um bis de Gabriel Jesus e outro tento de Paulinho. Os canarinhos só perderam um jogo, o primeiro, ainda com Dunga. Uma derrota dura para a formação chilena, atual campeão da Copa América.

O Uruguai venceu a Bolívia por 4-2 e terminou em segundo no grupo, garantido também uma das quatro vagas diretas da qualificação sul-americana.

A Venezuela foi até ao Paraguai vencer por 1-0, golo de Yangel Herrera. Apesar da vitória, ficaram em último.

Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia conseguem o apuramento direto, o Perú vai ao play-off. O Chile, que entrou para esta derradeira ronda no 3-º lugar, cai para 6.º e fica de fora do Mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.