Uma das dificuldades dos portugueses que visitam a Rússia por estes dias, enquanto decorre o campeonato mundial de futebol, é a comunicação. Graças à ajuda de uma aplicação de tradução de voz num telemóvel é que os portugueses conseguem orientar-se (mais ou menos) pelas zonas de Kratovo, Zhukovsky e Ramenskoie, as localidades mais próximas de onde a seleção está a estagiar.

A verdade é que não tem faltado disponibilidade por parte dos russos em querer ajudar os portugueses, que por estes dias, são o centro das atenções. Por não estarem familiarizados com a língua inglesa e nós com a russa, tem sido difícil recolher opiniões sobre os locais sobre a presença lusa e da seleção nacional.

A reportagem que vão ver a seguir foi conseguida graças ao recurso de uma aplicação de tradução, aproveitando para mostrar como é a rotina dos portugueses em solo russo, tendo ainda o objetivo de entender o impacto do Mundial2018 nesta zona suburbana de Moscovo.

Veja o vídeo

Antes de desistirmos de comunicar devido às barreiras linguísticas, é melhor pensar duas vezes: recorrer às novas tecnologias e às boas intenções.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.