O brasileiro Botafogo fechou hoje o lote de clubes apurados para o Mundial de clubes em futebol, que vai ter 32 equipas, entre as quais o Benfica e o FC Porto, depois de ter vencido a Taça Libertadores.

A equipa treinada pelo português Artur Jorge derrotou o Atlético Mineiro, igualmente do Brasil, e garantiu a 32.ª vaga para o Mundial de clubes, que se vai disputar em 2025, nos Estados Unidos, naquela que será a primeira edição com 32 equipas.

O título conquistado hoje em Buenos Aires permitiu aos cariocas juntarem-se a outros cinco clubes da Confederação Sul-Americana (Conmebol), qualificados pelo ranking dos últimos quatro anos: os brasileiros Flamengo, Fluminense e Palmeiras, de Abel Ferreira, e os argentinos Boca Juniors e River Plate.

A Europa será o continente mais representado, com 12 equipas, entre as quais o Benfica e o FC Porto, que se qualificaram por ranking, com a América do Norte, Central e Caraíbas a ter cinco equipas, África a ser representada por quatro, a Ásia por quatro, entre os quais o Al-Hilal, de Jorge Jesus, e a Oceânia por um.

O Mundial de clubes vai começar em 15 de junho de 2025 e a final vai disputar-se em 13 de julho, com o sorteio marcado para quinta-feira.

Clubes apurados para o Mundial de clubes:

- Europa: Chelsea (Ing), Real Madrid (Esp), Manchester City (Ing), Bayern de Múnich (Ale), Borussia Dortmund (Ale), Salzburgo (Aut), Paris Saing-Germain (Fra), Atlético Madrid (Esp), Inter Milão (Ita), Juventus (Ita), FC Porto (Por) e Benfica (Por).

- América do Sul: Palmeiras (Bra), Flamengo (Bra), Fluminense (Bra), Botafogo (Bra), River Plate (Arg) e Boca Juniors (Arg).

- América do Norte, Central e Caraíbas: Monterrey (Mex), Seattle Sounders (EUA), León (Mex), Pachuca (Mex) e Inter Miami (EUA).

- África: Al-Ahly (Egi), Wydad Casablanca (Mar), Mamelodi Sundowns (Afs) e Esperance Tunis (Tun).

- Ásia: Al-Hilal (Sau), Urawa Red Diamonds (Jap), Al-Ain (EAU) e Ulsan Hyundai (Cor).

- Oceânia: Auckland City (Nze).