O Japão não vai receber o Mundial de Clubes da FIFA este ano devido às restrições que poderiam limitar o número de espetadores, adianta a imprensa nipónica esta quarta-feira.
O torneio anual, no qual os campeões das seis confederações mundiais competem com a melhor equipa do país anfitrião, estava marcado para dezembro naquele país.
Mas a Associação Japonesa de Futebol (JFA) decidiu desistir de organizar a prova, de acordo com a agência noticiosa Kyoto.
"O risco de aumentar infeções e a dificuldade em ter lucro devido a uma provável limitação de espetadores influenciaram a decisão", afirma a Kyoto, citando fontes anónimas.
A JFA está em conversações com a FIFA, que pode mudar a competição para o início do próximo ano.
"Detalhes sobre o próximo Mundial de Clubes serão confirmados no tempo adequado", disse um porta-voz da FIFA à Agence France-Presse.
O Mundial de Clubes foi realizado pela última vez no Japão em 2016 e a JFA planeava receber a edição de 2021 como parte das celebrações do seu 100.º aniversario, explica a Kyoto.
O torneio acontece normalmente em dezembro, mas a edição de 2020 no Catar foi adiada para fevereiro de 2021 devido à pandemia, com o Bayern de Munique a conquistar a prova.
O Japão está a batalhar contra uma quinta vaga do vírus, com os casos a atingirem números recordes devido à variante Delta, apesar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos terem acontecido debaixo de fortes restrições.
A maior parte do país está sob medidas anti-pandemia que limitam o número de espetadores em eventos desportivos.
Comentários