Após ter sido anunciado o calendário do novo formato do Mundial de Clubes para 2025, o Sindicato Internacional dos Jogadores emitiu, no domingo, um comunicado que critica durante a FIFA. Em causa estão as acusações de o organismo "ignorar a voz dos jogadores".

A competição vai ser disputada entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, o que para a FIFPRO  é "uma falta de consideração pela saúde mental e física dos jogadores participantes, bem como um desrespeito pelas suas vidas pessoais e familiares". O sindicato acusou ainda a FIFA de não aceder à criação de "grupo de trabalho com vista a assegurar o bem-estar dos atletas".

"As pressões físicas e mentais extremas no auge do jogo são a principal preocupação dos jogadores com múltiplas competições de clubes e seleções nacionais, levando à exaustão, lesões, problemas de saúde mental, diminuição do desempenho e riscos para a longevidade da carreira. Os jogadores têm manifestado repetidamente aos sindicatos nacionais de jogadores a sua preocupação com o aumento da carga de trabalho", pode ler-se no comunicado publicado na rede social X, antigo Twitter.

Este novo formato conta com a presença de 32 equipas, entre elas Benfica e FC Porto.