O primeiro-ministro, António Costa, saudou hoje a seleção portuguesa feminina de futebol, no dia do regresso ao país, anunciando o lançamento de uma medalha comemorativa da estreia lusa em Mundiais.
“Saúdo o regresso das ‘Navegadoras’, que nos encheram de orgulho como jogaram e sobretudo como derrubaram mais um muro na desigualdade de género”, começou por escrever o governante, na sua página oficial na rede social Twitter, antes de a equipa das 'quinas' aterrar no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Portugal concluiu na terça-feira a primeira participação de sempre num Mundial feminino, ao ficar-se pela fase de grupos da competição que decorre na Austrália e na Nova Zelândia, depois de empatar 0-0 com os Estados Unidos, bicampeões mundiais, na terceira jornada do Grupo E.
“Para assinalar este momento histórico, o Governo determina a emissão de medalha comemorativa da primeira participação de uma seleção feminina no campeonato Mundial de futebol”, acrescentou António Costa, no mesmo ‘tweet’.
A equipa das ‘quinas’ estreou-se em Mundiais femininos, na sua nona edição, depois de duas presenças em Europeus, em 2017 e 2019, com um desaire por 1-0 frente às neerlandesas, mas, somando depois, a primeira vitória de sempre em fases finais, com o triunfo frente às vietnamitas por 2-0, com golos Telma Encarnação e Kika Nazareth.
Comentários