Portugal entrou com tudo frente ao Vietname, no encontro da 2.ª jornada do Campeonato do Mundo Feminino da FIFA de 2023 e precisou de apenas 7 minutos para se estrear a marcar.

Cruzamento de Ana Lúcia para zona de finalização, com Telma Encarnação a fugir à marcação e a desviar para dentro da baliza vietnamita.

VEJA O GOLO

O segundo não tardou muito, com Telma Encarnação, depois de marcar o primeiro, a assistir Kika Nazareth para o segundo, estavam decorridos minutos. Isolada, a jovem jogadora do Benfica não perdoou na cara da guarda-redes vietnamita.

Em fase finais, a avançada portuguesa, que somou o seu sexto golo à 25.ª internacionalização ‘AA’, apontou também o oitavo tento luso, depois de sete em Europeus.

Carolina Mendes, do Sporting de Braga, marcou o primeiro golo de sempre de Portugal em fase finais, no Europeu de 2017, em 23 de julho, em Roterdão, num triunfo por 2-1 sobre a Escócia, e, na mesma edição, faturou também à Inglaterra (1-2), sendo a única jogadora lusa com dois tentos.

Ana Leite apontou o outro tento luso no Euro2017, no triunfo face as escocesas, enquanto, no Euro2022, marcaram Diana Gomes e Jéssica Silva, à Suíça (2-2), e Carole Costa, de penálti, e Diana Silva, na derrota por 3-2 com os Países Baixos.

Depois do desaire com os Países Baixos (0-1 no domingo, em Dunedin), Portugal cumpre hoje face ao Vietname o segundo encontro no Grupo E do Mundial2023, que se realiza na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

Para continuarem na corrida aos ‘oitavos’, prémio para as duas primeiras colocadas de cada grupo, as comandadas de Francisco Neto precisam de bater as asiáticas, num embate entre estreantes.