O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que a atitude da seleção portuguesa feminina de futebol é “um exemplo”, apesar da derrota, por 1-0, com os Países Baixos, na estreia no Mundial2023.
“É um bom exemplo para todos nós. Perante a adversidade, o que podemos fazer é lutar e, quando as coisas não estão a correr bem, é dar a volta e seguir em frente”, apontou o chefe do Governo português, no final do encontro, na zona mista do estádio de Dunedin, na Nova Zelândia.
O primeiro-ministro destacou que “o jogo demonstrou que Portugal está com todo o mérito neste Mundial” e considerou que “se [a seleção] melhorar do primeiro para o segundo jogo como melhorou da primeira parte para a segunda”, fará “seguramente, um grande Campeonato” do Mundo.
Sobre as possibilidades das ‘navegadoras’ se apurarem para os oitavos de final, António Costa afirmou que “tudo pode acontecer” e manifestou o desejo de que Marcelo Rebelo de Sousa também venha a deslocar-se à Nova Zelândia para assistir a jogos da seleção feminina.
“O que está estabelecido é que, se passarmos a fase de grupos, já não serei eu a vir, será o Presidente da República. Portanto, o que desejamos é que o Presidente da República possa vir à Nova Zelândia também”, declarou.
O primeiro-ministro revelou ainda que vai estar com a seleção portuguesa “amanhã [segunda-feira] de manhã” no hotel onde a equipa está instalada, mas, logo na zona mista do estádio de Dunedin, teve a oportunidade de dar a Jéssica Silva “os parabéns pela forma como a equipa jogou e se bateu”.
“O futebol é assim, umas vezes ganha-se, outras não. E quando são três jogos, não podemos olhar só para o que se passou, há que olhar para os que estão em frente. Foi importante vermos, ao longo dos 90 minutos, que a equipa foi crescendo. É preciso continuar a crescer”, comentou.
A seleção portuguesa feminina de futebol perdeu hoje por 1-0 com os Países Baixos, na sua estreia absoluta num Mundial, em encontro da primeira jornada do Grupo E, em Dunedin, na Nova Zelândia.
Acompanhe todos os jogos e as notícias de atualidade do Mundial Feminino 2023 no Especial do SAPO Desporto
Um golo de Stefanie van der Gragt, aos 13 minutos, selou o triunfo das neerlandesas, vice-campeãs mundiais em título, que passam a contar os mesmos três pontos do que os Estados Unidos, vencedores por 3-0 face ao Vietname, no sábado.
A formação comandada por Francisco Neto volta a jogar na quinta-feira, defrontando o Vietname, em Hamilton, pelas 19:30 locais (08:30 em Lisboa), fechando o Grupo E face aos Estados Unidos, em Auckland, em 01 de agosto, pelas 19:00 (08:00).
Comentários