FIFA vai compensar federação sul-africana com 380 mil dólares devido à repetição do jogo com Senegal

A Associação de Futebol Sul-Africano (SAFA, na sigla em inglês) vai receber 380 mil dólares como uma compensação da FIFA, devido à repetição do jogo com o Senegal, a contar para o Grupo D das eliminatórias do Mundial´2018.

De acordo com a imprensa senegalesa, esse valor é equivalente às despesas incorridas pela federação sul-africana, durante o jogo com o Senegal, realizado a 12 de novembro de 2016, partida em que a África do Sul vencera por 2-1.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) confirmou na passada quinta-feira, 14, a repetição do jogo entre a África do Sul e o Senegal para o mês de novembro, com a data exata ainda por confirmar.

O organismo máximo do futebol mundial já tinha informado a repetição do jogo das duas seleções que fazem parte do grupo de Cabo Verde, relembrando que a sua Comissão de Disciplina tinha decidido em março a irradiação do árbitro justamente por ter influenciado o resultado daquele jogo, em 12 de novembro de 2016, com a vitória dos sul-africanos por 2-1.

Essa confirmação ocorreu depois de o Tribunal de Arbitragem para o Desporto (CAS) ter confirmado a influência no resultado por parte do árbitro do jogo, Joseph Lamptey.

Depois de analisar a ocorrência, inicialmente o CAS determinou a suspensão por três anos, mas posteriormente endureceu a mão e sentenciou a irradiação.

Com esta decisão, o Grupo D africano continua a ser comandado por Burkina Faso e Cabo Verde, com seis pontos em quatro jogos.

O Senegal soma cinco pontos, mas agora com um jogo a menos, e a África do Sul tem um ponto, em três jogos.

No entanto, a repetição do jogo entre a África do Sul e Senegal para o Mundial de futebol de 2018, pode complicar as contas da seleção de Cabo Verde e beneficiar os senegaleses em caso de vitória.

Isto porque, os Leões de Teranga, nome por que é conhecida a seleção do Senegal, passariam a somar oito pontos e liderar o grupo, com dois pontos a mais do que Cabo Verde e Burkina Faso, que somam seis pontos.