As dez federações que fazem parte da CONMEBOL pediram à FIFA que a qualificação sul-Americana para o Mundial2026 de futebol comece com uma jornada dupla em setembro de 2023, na mesma ordem dos jogos do apuramento para o Mundial de 2022.

A competição, que dará seis vagas e meia para a América do Sul no próximo Mundial, deve ser aprovada pela FIFA esta semana em Kigali (Ruanda), onde o organismo está reunido em congresso.

De acordo com o pedido, a Seleção Brasileira começaria a sua campanha em casa diante da Bolívia e depois visitaria o Peru.

Em outubro, o Brasil receberia a Venezuela e enfrentaria como visitante o Uruguai. Na última jornada de 2023, em novembro, visitaria a Colômbia e receberia a Argentina.

Em 2024, a competição continuaria em setembro, outubro e novembro.

As datas FIFA de março e junho ficariam destinadas a jogos amigáveis de preparação para a Copa América de 2024, que será realizada nos Estados Unidos da América, com 16 seleções: as dez da CONMEBL e seis da CONCACAF, num formato idêntico à Copa América Centenário de 2016.

Em 2025, um ano antes do Mundial2026, seriam disputadas jornadas duplas em março, junho e setembro.

A seleção que terminar na sétima posição da qualificação sul-americana terá de jogar um play-off intercontinental em março de 2026 contra uma seleção da Oceania.