Ficam na noite desta terça-feira definidas as dez seleções europeias apuradas diretamente para o Mundial2022 (há nove já qualificadas), bem como as 12 que vão estar no 'play-off' de apuramento da zoa europeia (há dez já garantidas, entre elas Portugal).

Para que as contas da fase de grupos da zona de qualificação europeia para o próximo Campeonato do Mundo fiquem encerradas falta a conclusão dos Grupos D, E e G, cujos derradeiros jogos têm lugar esta terça-feira ainda com muito por decidir.

Neste momento, já garantiram o apuramento direto para o Mundial a Bélgica, a Croácia, a Dinamarca, a Inglaterra, a França,a  Alemanha, a Sérvia, a Espanha e a Suíça. Falta decidir uma vaga direta, a discutir entre Países Baixos, Noruega e Turquia no Grupo G.

Nos 'play-off' já se sabe que vão estar Itália, Macedónia do Norte, Polónia, Portugal, Rússia, Escócia, Suécia (como segundos classificados dos seus grupos), Áustria ( através do ranking da Liga das Nações da UEFA) e República Checa e País de Gales (seja como segundos do Grupo E ou via Liga das Nações).

Será a derrota frente à Sérvia uma surpresa? Só para os menos atentos
Será a derrota frente à Sérvia uma surpresa? Só para os menos atentos
Ver artigo

Já se sabe também que Portugal, Itália, Rússia e Escócia terão estatuto de cabeças-de-série no sorteio do 'play-off (marcado para 26 de novembro), pelo que não se poderão defrontar nas meias-finais desse play-off, mas poderão encontrar-se numa das finais.

Faltam ainda definir duas vagas nesse 'play-off', que serão preenchidas por quem terminar no 2.º lugar do Grupo D (a luta é entre Finlândia e Ucrânia) e por quem terminar em 2.º no Grupo G (entre Países Baixos, Noruega e Turquia, um ficará em primeiro e apurar-se-á diretamente, outro ficará em segundo e rumará aos 'play-offs' e outro ficará em 3.º e será eliminado.

Eis as contas dos grupos ainda por concluir

Grupo D: França já garantiu 1.º lugar, mas há luta pelo 2.º posto

Esta noite, no fecho do grupo, a Finlândia recebe a França e a Ucrânia visita a Bósnia e Herzegovina, com finlandeses e ucrannianos na luta pelo segundo lugar. A França já se qualificou como vencedora do grupo. A Finlândia terminará em segundo se vencer ou se a Ucrânia não ganhar, enquanto a Ucrânia terminará em segundo se vencer e a Finlândia perder. Caso a Ucrâna ganhe e a Finlândia empate, a Finlândia tem para já vantagem sobre a Ucrânia na diferença de golos e nos golos marcados (10-8, +2, contra 9-8, +1). Se as duas equipas terminarem empatadas na diferença de golos e nos golos marcados, a Ucrânia terminará em segundo lugar devido ao melhor registo no no confronto direto entre as equipas no grupo.

Grupo E: Bélgica apurada, País de Gales e República Checa lutam pelo 2.º lugar mas vão ambos estar no 'play-off'

No fecho do grupo, a Bélgica (com o 1.º lugar assegurado) visita o País de Gales, enquanto a República Checa recebe a Estónia. Galeses e checos lutam por um segundo lugar que, na prática, não fará muita diferença (podendo apenas valer, ou não, o estatuto de cabeça de série no 'play-off'). Isto porque o que, dos dois, não ficar no segundo posto do grupo seguirá para esse 'play-off' como um dos dois vencedores de grupos da Liga das Nações mais bem classificados que não terminem nos dois primeiros lugares dos grupos da fase de qualificação europeia).

As contas para o segundo lugar, ainda assim, são estas: o País de Gales terminará em segundo se evitar a derrota ou se a República Checa não vencer. Caso os galeses percam e os checos vençam, as duas seleções terminarão em igualdade pontual e, neste momento, o País de Gales tem vanagem sobre a República Checa na diferença de golos e nos golos marcados (13-8, +5, contra 12-9, +3). Se as duas equipas terminarem empatadas na diferença de golos e nos golos marcados, o País de Gales terminará em segundo lugar devido ao melhor registo no no confronto direto entre as equipas no grupo.

Grupo G: Três 'galos' para dois poleiros

O Grupo G é aquele onde é maior a indefinição, com três seleções - Países Baixos, Noruega e Turquia - a puderem terminar na frente ou no segundo lugar. Neste momento, os Países Baixos lideram o grupo, com 20 pontos, e vão receber a Noruega, uma das segundas classificadas, com 18. A outra segunda classificada, a Turquia, visita o Montegro.

Os Países Baixos apuram-se com uma vitória ou com um empate se a Turquia não vencer. A Turquia ainda pode, potencialmente, terminar em primeiro com base na diferença de golos ou nos golos marcados, se os Países Baixos não vencerem, mas garantirá pelo menos o segundo lugar com uma vitória, ou com um empate se a Noruega perder.

Quanto à Noruega, terminará em primeiro lugar se vencer e a Turquia não, mas assegurará pelo menos o segundo lugar com uma vitória, ou com um empate se a Turquia perder.

Ponto de situação: quem já está apurado, quem já está no 'play-off' e quem ainda sonha

Apuradas para o Mundial como vencedoras dos grupos: Bélgica, Croácia, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Sérvia, Espanha, Suíça

Ainda se podem apurar directamente: Países Baixos, Noruega ou Turquia

Confirmadas no "play-off" como segundos classificados dos grupos: Itália, Macedónia do Norte, Polónia, Portugal, Rússia, Escócia, Suécia

Ainda podem terminar no segundo lugar: República Checa* ou País de Gales* (Grupo E), Finlândia ou Ucrânia (Grupo D)

Confirmada no "play-off" através do ranking da Liga das Nações da UEFA: Áustria

*País de Gales e República Checa têm o "play-off" garantido através do "ranking" da Liga das Nações da UEFA, pelo que o que não terminar no 2.º lugar do Grupo E estará no 'play-off' via Liga das Nações.

Como funcionam os 'play-offs'

Para os 'play-offs', a disputar entre 24 e 29 de Março, apuram-se os dez segundos classificados na fase de grupos, que terão a companhia dos dois melhores vencedores dos grupos da Liga das Nações da UEFA 2020/21 com melhor "ranking" global que não se tenham apurado directamente para o Mundial como vencedores de um dos grupos da Qualificação Europeia ou que não se tenham apurado para o 'play-off' como segundos classificados desses grupos.

Estas 12 seleções serão divididas, por sorteio, em três caminhos de 'play-off', compostos por meias-finais e final. O vencedor de cada um desses três caminhos apura-se para o Mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.