Fernando Santos anunciou, esta quinta-feira, a convocatória para os derradeiros e decisivos encontros de qualificação para o Mundial2022, com República da Irlanda e Sérvia.

Os regressos de João Félix e Renato Sanches assumem destaque numa lista de convocados que não conta com Pedro Gonçalves (Sporting) e Otávio (FC Porto).

Lista dos 26 convocados

Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon, Fra), Diogo Costa (FC Porto), Rui Patrício (Roma, Ita).

Defesas: Diogo Dalot (Manchester United, Ing), João Cancelo (Manchester City, Ing), Nelson Semedo (Wolverhampton, Ing), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain, Fra), José Fonte (Lille, Fra), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City, Ing), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain, Fra).

Médios: João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), João Mário (Benfica), João Moutinho (Wolverhampton, Ing), Matheus Nunes (Sporting), William Carvalho (Betis, Esp), Renato Sanches (Lille, Fra).

Avançados: André Silva (Leipzig, Ale), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Diogo Jota (Liverpool, Ing), Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), Rafa (Benfica), João Félix (Atlético Madrid, Esp), Rafael Leão (AC Milan, Ita).

Com duas partidas para disputar, Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo A de apuramento, com 16 pontos, menos um ponto do que a líder Sérvia, que, ainda assim, tem mais um encontro disputado, pelo que a equipa das ‘quinas’ precisa de bater os irlandeses, em 11 de novembro, em Dublin, para poder jogar com dois resultados, vitória ou empate, no embate decisivo com os sérvios, agendado para dia 14, no Estádio da Luz.

Portugueses e sérvios são os únicos com possibilidades de se apurarem para a fase final, tendo em conta que Luxemburgo (seis), República da Irlanda (cinco) e Azerbaijão (um) já estão matematicamente afastados.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina este mês e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os ‘play-offs'.

Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs', que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.