Declarações de Fernando Santos, selecionador de Portugal, à RTP, após o empate a zero bolas diante da República da Irlanda.

Está satisfeito com o que viu? "Saio satisfeito com o resultado, naturalmente. Com a exibição, não conseguimos pegar. Empatar ou ganhar 5-0 era a mesma coisa. Foi um resultado muito positivo, Portugal sabe que a Sérvia tem de jogar no nosso estádio para ganhar o jogo. Agora, obviamente, queríamos ganhar. Não foi para isso que viemos. Tivemos sempre muita dificuldade para lidar com adversário muito físico. Não conseguimos ligar o jogo. Não conseguimos controlar com bola. As bolas iam para o guarda-redes, pontapé na frente e, depois, a bola era ganha pelos irlandeses. Não conseguimos ligar o jogo. Concedemos muito espaço ao adversário, que conseguiu pegar no jogo. Os jogadores tentaram, mas tivemos muitas dificuldades. Podíamos ter feito mais. Na primeira parte, conseguimos criar algumas situações. Ao intervalo, tentámos retificar. Pensei que a equipa ia melhorar, mas não deu. Os jogadores lutaram, tentaram, mas não deu."

Veja as melhores imagens do jogo!

Poupanças a pensar na Sérvia: "Não poupei jogadores por amarelo. Nunca sabes, num jogo destes, como é que os jogadores estão. Gostava de ter o Pepe, mas vou dormir descansado. A questão era como estávamos condicionados. Quando um jogador vai com amarelo, por muito que esteja habituado, pode sempre ir com esse pensamento. Foi uma poupança emocional."

Arbitragem: "O Pepe disse que os amarelos foram exagerados. Não sei. Não vi os lances. Por exemplo, na falta do Danilo, em que ele teve de levar pontos, se calhar seria vermelho direto. Mas não vou por aí… Há que pensar na Sérvia."

Portugal vai estar no Mundial2022? "Sim, convencido que vamos estar no Mundial."

A seleção portuguesa de futebol colocou-se esta quinta-feira a um ponto do Mundial de 2022, ao empatar a zero com a República da Irlanda, em Dublin, no sétimo e penúltimo encontro no Grupo A europeu de apuramento. Com este resultado, o conjunto das ‘quinas’, que acabou com 10, por expulso de Pepe, aos 82 minutos, ascende à liderança do agrupamento, com os mesmos 17 pontos da Sérvia, mas com melhor diferença de golos (16-4 contra 16-8).

Desta forma, Portugal só precisa de empatar no domingo com a Sérvia, no Estádio da Luz, em Lisboa, onde não terá Pepe, para assegurar o apuramento direto para o Mundial2022, sendo que, perdendo, será relegado para os ‘play-offs’.