Será uma estreia absoluta em competições masculinas de futebol mundial. O Campeonato do Mundo sub-17, que se realiza na Índia, vai contar com árbitras femininas.

Em comunicado publicado no site da FIFA, onde foram confirmados os juízes escolhidos para a competição, foi confirmado que foram escolhidas sete mulheres para assumir o papel de quarto árbitro.

Ri Hyang-ok (Coreia do Norte), Gladys Lengwe (Zâmbia), Carol Anne Chenard (Canadá), Claudia Umpiérrez (Uruguai), Anna-Marie Keighley (Nova Zelândia), Kateryna Monzul (Ucrânia) e Esther Staubli (Suíça) são as estreantes numa competição masculina.

O organismo que regula o futebol mundial refere que os resultados e as melhorias observadas em preparações conjuntas revelou que é altura das árbitras de elite estejam presentes em competições masculinas, em conjunto com os seus colegas masculinos.

"Achamos que é altura de que as árbitras de elite possam ser envolvidas nas competições masculinas da FIFA. Elas trabalharam em conjuntos com os árbitros masculinos no último ano e agora queremos vê-los a trabalhar em conjunto numa competição", afirmou o líder da arbitragem da FIFA, Massimo Busacca.

Foi também comunicado que os árbitros cumpriram atividades em conjunto em vários seminários, incluindo sessões téoricas em sala de aula e sessões práticas no campo. Os árbitros também discutiram e praticaram várias situações de jogo para ser consistente e uniformizado.

A competição vai contar também com árbitros portugueses, com Artur Soares Dias, Rui Tavares e Paulo Soares a serem escolhidos como um dos trios de arbitragem da confederação da UEFA.

O Campeonato do Mundo sub-17 vai decorrer na Índia, mais concretamente nas cidades de Goa, Guwahati, Kochi, Kolkata, Navi Mumbai e Nova Deli e decorrer entre 6 e 28 de outubro. A final da competição vai decorrer no estádio Vivekananda Yuba Bharati Kriragan, em Kolkata, no dia 28 de outubro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.