O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, prometeu hoje fazer «tudo o que for possível no quadro da lei» para promover a utilização de jovens futebolistas portugueses pelos seus clubes de formação.

«Faremos tudo o que for possível no quadro da lei para estimular os clubes a apostar na formação», afirmou Alexandre Mestre, em declarações proferidas no Aeroporto Internacional de Lisboa, à chegada da seleção portuguesa de sub-20, que se sagrou no domingo vice-campeã mundial do escalão, no campeonato realizado na Colômbia.

Apesar de pretender facilitar a integração dos jovens praticantes de futebol no escalão sénior, o secretário de Estado com a pasta do Desporto advertiu que a legislação europeia é muito limitativa da ação do Governo nesta matéria.

Alexandre Mestre qualificou de «momento épico» a presença da equipa nacional na final do Mundial de sub-20, na qual perdeu com o Brasil por 3-2, após prolongamento, admitindo que «não tinha expetativas tão elevadas quanto à possibilidade de Portugal conseguir chegar a este patamar».

«Durante a fase de grupos, quando vi Portugal a jogar de igual para igual com outros candidatos, comecei a acreditar que poderia chegar longe», observou o governante, que esperou mais de uma hora pela chegada da comitiva lusa, em conjunto com cerca de 200 adeptos e familiares dos jogadores.