Portugal bateu a Coreia do Sul por 3-1 e está nos quartos de final do Campeonato do Mundo de Sub-20. A seleção orientada por Emílio Peixe foi superior perante os sul-coreanos e mostrou-se mais seguro depois ter tido uma qualificação tremida até esta fase.

Com a equipa na máxima força, Emílio Peixe fez quatro alterações face ao último encontro deixando de fora Francisco Ferreira, Florentino, Miguel Luís, José Gomes e André Ribeiro. Para os seus lugares entraram Rúben Dias, Pedro Rodrigues, Bruno Xadas, Xande Silva e Bruno Costa.

Frente à anfitriã, o favoritismo era dividido, mas foram os portugueses que entraram mais fortes. Aos 10 minutos, Portugal chegou mesmo à vantagem numa grande jogada de envolvimento de ataque. Iuri Ribeiro cruzou para a entrada da área onde Bruno Xadas fez o golo com um remate de primeira.

A perder, a Coreia do Sul tentou ‘empurrar’ Portugal para trás à procura do empate. Liderados pelas estrelas da companhia, Paik Seung-Ho e Lee Seung-Woo, os sul-coreanos assumiram algum controlo do encontro embora Portugal não desse por completo a iniciativa à seleção da casa.

Foi em nova jogada pela esquerda que Portugal dobrou a vantagem na Coreia do Sul. Depois de um erro defensivo por parte dos sul-coreanos, a bola chega a Xande Silva no lado direito que colocou a bola redondinha em Bruno Costa que rematou de primeira, sem hipóteses, para o guarda-redes adversário. Grande eficácia do jogador luso que foi opção para este encontro por parte de Emílio Peixe.

Até ao intervalo, Portugal ainda esteve perto do terceiro golo, mas Xande Silva foi incapaz de finalizar perante a baliza sul-coreana. No segundo tempo, Portugal entrou mais forte e voltou a estar perto do golo antes dos 55 minutos. Depois de uma confusão dentro da área da seleção asiática, Jorge Fernandes não conseguiu a emenda para o fundo das redes.

Na resposta, a Coreia esteve perto de reduzir quando aos 65’ minutos Lee Seung-Woo rematou por cima da baliza depois de um livre perto da grande área. Foi o melhor que a seleção asiática conseguiu fazer na segunda parte.

O terceiro golo de Portugal saiu de um momento de inspiração de Bruno Xadas. O médio do SC Braga fez um slalom por entre três sul-coreanos antes de bater Song Bumkeun para o golo que deu controlo absoluto a Portugal.

A menos de 10 minutos do fim, a Coreia do Sul reduziu para 3-1 com um grande golo de Lee Sangheon. Diogo Dalot falhou a interceção e o sul-coreano bateu o guardião português com um remate em arco.

Com esta vitória Portugal avança para a próxima fase do Campeonato do Mundo de Sub-20. A seleção de Emílio Peixe consegue um triunfo importante depois de uma qualificação algo problemática para a formação lusa. Para já, Portugal junta-se à Venezuela que eliminou o Japão no jogo anterior. Os restantes encontros dos oitavos de final do Mundial de Sub-20 estão marcados para quarta e quinta-feira desta semana.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.