Nemanja Maksimovic foi o herói do título mundial de futebol de sub-20 da Sérvia, ao marcar o golo que derrotou o Brasil no prolongamento da final da prova neozelandesa, que teve no maliano Adama Traore o seu melhor jogador.

O médio dos cazaques Astana assinou, aos 118 minutos, o tento que colocou a Sérvia no historial da competição – reeditando o êxito da seleção jugoslava de 1987, com Suker, Prosinecki, Boban e Mijatovic - e frustrou o ‘assalto’ brasileiro à Argentina, única detentora de seis troféus na categoria.

Apesar de terem controlado o encontro, os ‘carrascos’ de Portugal nos quartos de final ficaram em desvantagem aos 70 minutos, com a concretização de Mandic, mas, capitaneados pelo bracarense Danilo, empataram rapidamente, por intermédio do suplente Andreas Pereira, aos 73.

O sérvio Milinkovic e o brasileiro Danilo já tinham desperdiçado as melhores ocasiões, uma em cada parte, mas foi Maksimovic a decidir a final, a dois minutos do fim do prolongamento, correspondendo a uma assistência de Zivkovic.

Antes, o Mali repetiu o terceiro lugar conquistado em 1999, ao vencer o Senegal por 3-1, depois de ter estado a perder a partir dos 64 minutos, graças a um golo de Ibrahima Wadji. Adama Traore, aos 74 e 83, e Daidie Samassekou, aos 90+1, concretizaram a reviravolta maliana.

Além do título coletivo, a Sérvia, comandada por Veljko Paunovic, o 20.º Mundial de sub-20, disputado na Nova Zelândia, venceu ainda o título para o melhor guarda-redes, por Predrag Rajkovic, enquanto o médio maliano Adama Traore, do Lille, foi eleito o melhor jogador da competição.

Traore superou Danilo, do Sporting de Braga, e o sérvio Sergej Milinkovic, do Genk, segundo e terceiro melhor jogador do Mundial, respetivamente, enquanto o ucraniano Viktor Kovalenko foi o melhor marcador, com cinco golos e duas assistências, impondo-se ao húngaro Bence Mervo (cinco golos) e ao alemão Marc Stendera (quatro).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.