O Mundial de futebol de sub-20 mostrou hoje a qualificação de Portugal para os oitavos de final, com nova goleada no Grupo C, sobre o Qatar (4-0), enquanto o Grupo D mantém as incertezas ao segundo jogo.

Em Hamilton, na Nova Zelândia, a seleção lusa, comandada por Hélio Sousa, repetiu a boa exibição da estreia (3-0 ao Senegal) e voltou a ter um triunfo tranquilo, construído com golos de André Silva (34 minutos), Ivo Rodrigues (42 e 66) e João Vigário.

Uma vitória que deixou a equipa na liderança isolada do Grupo C (com seis pontos), depois de hoje Colômbia e Senegal terem empatado 1-1. Os colombianos têm quatro pontos, os senegaleses têm um e o Qatar surge em último, ainda sem pontos.

A terceira e última jornada apenas ganha importância pelo triunfo no grupo, bastando a Portugal um empate no sábado com a Colômbia, enquanto os sul-americanos podem ser ameaçados pelo Senegal, dependendo do resultado e diferença de golos.

A segunda jornada do Mundial também teve jogos do Grupo D, no qual está tudo em aberto: as equipas que tinham perdido na estreia (Sérvia e México) venceram e os estreantes vencedores (Uruguai e Mali) perderam.

No embate entre mexicanos e uruguaios (2-1) houve direito a ‘golpe de teatro’, com os centro-americanos a marcarem o golo da vitória já em período de descontos

(Gutierrez, 90+2) e depois de a formação sul-americana ter chegado ao empate instantes antes (aos 84).

Na última ronda, no sábado, o Mali defrontará o Uruguai e a Sérvia terá pela frente o México.

Para já, a Sérvia lidera com a diferença de um golo positivo (2-1), o Uruguai e o Mali têm um ‘score’ de 2-2 e o México está com uma diferença negativa (2-3).

Depois dos pontos, o primeiro critério de desempate é a diferença de golos marcados e sofridos, seguindo-se o maior número de golos marcados e só depois o confronto direto, os pontos das equipas nos jogos entre si.

Para os oitavos de final da competição apuram-se os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos, mais os quatro melhores terceiros classificados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.