A seleção portuguesa de sub-20 estreou-se no Mundial da categoria com um triunfo por 1-0 sobre a Coreia do Sul em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo F.

Num jogo bem disputado em Bielsko-Biala, no sul da Polónia, Portugal abriu o marcador logo aos 7 minutos por intermédio de Francisco Trincão na sequência de uma recuperação de bola de Rafael Leão e de uma assistência de Jota. O jovem português recebeu o esférico do avançado do Benfica e na cara do guarda-redes adversário atirou para o 1-0.

Até ao intervalo, Portugal dispôs de várias oportunidades para dilatar a vantagem, mas um golo de Rafael Leão aos 19 minutos acabou por ser anulado pelo árbitro por fora de jogo.

No segundo tempo, a equipa de Hélio Sousa manteve o domínio de jogo, mas Coreia do Sul procurou sempre o empate em lances de contra-ataque. Gedson Fernandes esteve perto do segundo golo de Portugal aos 71' minutos mas rematou ao lado.

Aos 76 minutos, a Coreia do Sul esteve muito perto do empate numa jogada entre Kim Jungmin e Wonsang, mas um ligeiro desentendimento entre ambos permitiu à defesa da selecção das quinas afastar para canto.

Na terça-feira, Portugal defronta a Argentina, que ainda hoje joga com a África do Sul, no outro encontro da primeira ronda da 'poule' F.  Os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos e os quatro melhores terceiros seguem para os oitavos de final.

Portugal, campeão do mundo em 1989 e 1991, é considerado um dos favoritos à conquista da prova que decorre na Polónia, estatuto que lhe é conferido não só pelos valores individuais de que dispõe, mas também pelos triunfos que a geração lusa, nascida em 1999, alcançou nos Europeus de sub-17 e sub-19, em 2016 e 2018.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.