Xavi Hernández foi um dos três jogadores espanhóis presentes - além de Villa e Casillas - na sala de imprensa do estádio Soccer City, em Joanesburgo, e deu voz ao optimismo espanhol para a sua primeira final de um Campeonato do Mundo.

"É um bom momento para o futebol espanhol e a Espanha merece este momento", afirmou o internacional espanhol do Barcelona, relativizando o grande peso que os catalães têm actualmente na selecção espanhola: "Não são só jogadores de Barcelona, é verdade que o padrão de jogo é parecido e há muitos futebolistas do clube a titulares na selecção. É um orgulho para a cantera, mas isto não é o 'Barça'. Todos se sentem orgulhosos em Espanha e não apenas em Barcelona."

Xavi sublinha a confiança nas capacidades da equipa e garante que Espanha não vai fazer concessões na sua estratégia ou na sua identidade para esta final. "Desde que me lembro, a Espanha sempre procurou um futebol bonito e de ataque, com que as pessoas se sintam identificadas. Amanhã há que prestar atenção aos detalhes pois é uma final", explicou.

Sobre a expectativa relacionada com o seu duelo com o holandês Sneijder - outro dos favoritos ao prémio de melhor jogador do torneio -, o médio espanhol retirou a pressão para esse embate. "Para mim não há um duelo individual entre Sneijder e Xavi, há só um duelo Holanda-Espanha", resumiu.

E sobre as suas possibilidades de vir a ser coroado como o melhor jogador do Mundo, Xavi foi taxativo na definição da hierarquia actual: "O número um do mundo é Messi. É um orgulho estar entre os 10 nomeados para o prémio do Mundial, mas o importante é que a equipa ganhe e o resto é secundário. O futebol é um desporto colectivo."

Para o jogador espanhol, o futebol da sua selecção tem sido "notável" e reiterou o espírito de ambição que reina no grupo comandado por Vicente del Bosque. "Temos 'ganas' de competir, de ganhar e que seja a melhor Espanha possível. Temos todos os ingredientes para fazer uma grande final, é um momento histórico e queremos desfrutar disso".

A final entre Holanda e Espanha está marcada para este domingo, no Soccer City, às 20h30 (19h30 em Portugal).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.