Marrocos teve de esperar 36 anos para voltar a qualificar-se para os oitavos de final de um Campeonato do Mundo. Com o triunfo de ontem diante do Canadá por 2-1, a seleção marroquina, não só se qualificou novamente para a fase seguinte do mundial, como acabou por vencer o grupo, tal como sucedera em 1986.
Inserida no grupo F, juntamente com o Canadá, Bélgica e Croácia (vice-campeã do mundo), Marrocos registou duas vitórias (Bélgica e Canadá) e um empate a zero diante da Croácia; com estes resultados a equipa africana ficou em primeiro do grupo com 7 pontos, e vai agora enfrentar a Espanha que, surpreendentemente, foi ultrapassada pelo Japão na última ronda do grupo E.
Para encontrarmos um feito semelhante na história da seleção marroquina em Campeonatos do Mundo, temos de recuar 36 anos até 1986 e o Campeonato do Mundo do México. Aí a equipa norte-africana ficou também inserida no grupo F, curiosamente, tendo a companhia de Inglaterra, Polónia e...Portugal, seleção que voltava ao maior palco do futebol mundial vinte anos depois.
Portugal e Marrocos encontraram-se no terceiro e último jogo da fase de grupos. Até então, ambas as equipas tinham dois pontos; Portugal tinha vencido a Inglaterra por 1-0 e perdido com a Polónia pelo mesmo resultado, enquanto que Marrocos registava dois empates a zero perante ingleses e polacos.
Antes do início da partida, Portugal e Marrocos eram segundo e terceiro do grupo com menos um ponto que a líder Polónia, e mais um que a Inglaterra, num torneio onde também se qualificavam para a fase seguinte quatro dos seis melhores terceiros lugares.
Portugal, com uma equipa física e mentalmente afetada pela situação vivida na sua estadia em Saltillo, não foi capaz de estar ao seu melhor nível e acabou por perder por 1-3. A equipa portuguesa já perdia ao intervalo por 0-2, graças aos golos de Abderrazad Khairi. Na segunda parte Krimau aumentou a vantagem marroquina aos 62 minutos; de nada valeu o golo de Diamantino aos 79, já que o destino da equipa portuguesa já estava traçado.
No outro jogo do grupo a Inglaterra venceu a Polónia por 3-0 e atirou Portugal para o último lugar do grupo, enviando a equipa das quinas mais cedo para casa. A vitória inglesa acabou por dar a Marrocos a vitória no grupo com quatro pontos, três golos marcados e, à semelhança do que sucede em 2022, apenas um golo sofrido.
E, tal como sucede hoje no Campeonato do Mundo do Qatar, a seleção marroquina defrontou nos oitavos de final uma equipa que se esperava que vencesse o seu grupo mas acabou por ficar em segundo. Este foi o caso da Alemanha em 1986, que acabou atrás da Dinamarca no grupo E.
Os germânicos acabaram por vencer Marrocos por 1-0 nos oitavos de final, graças a um golo apontado por Lothar Matthäus já bem perto do final.
36 anos depois as circunstâncias parecem ser semelhantes às ocorridas no Campeonato do Mundo do México. Veremos se Marrocos voltará a sofrer o mesmo destino de 86 ou se, pela primeira vez na sua história, consegue chegar aos quartos de final de um Mundial.
Comentários