Pela primeira vez um Mundial de Futebol contará com a presença de todas as seleções que já ergueram o troféu mais cobiçado no mundo. Além do anfitrião e pentacampeão Brasil, o Mundial2014 terá a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, as bicampeãs Argentina e Uruguai, além da França, Inglaterra e Espanha, países com um título cada. Ao todo são 19 troféus, dez para a Europa e nove para a América do Sul.
Cinco dos oito campeões do Mundo estarão no pote 1 e serão cabeças-de-série no sorteio a ter lugar esta sexta-feira, 6 de dezembro: Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha e Alemanha.
Entre os vencedores de Mundiais de futebol, o Uruguai poderá ser o menos favorito a vencer o troféu. Mesmo assim é a seleção que ensombra a memória dos brasileiros com Maracanazo, o dia em que formação uruguaia bateu a canarinha por 2-1 no antigo e lotado Macaranã, deixando deprimido os 200 mil que encheram o estádio para ver o país perder o Mundial1950, quando tudo indicava o contrário. Foi o segundo título da Celeste Olímpica que vencera a primeira Copa do Mundo realizada no Uruguai, batendo a Argentina por 4-2, depois de ter estado a perder por 2-1.
Dos campeões do Mundo, o Brasil é o principal favorito a vencer o troféu. Não só porque joga em casa e tem o fervoroso público brasileiro a seu favor mas também porque é liderado por um treinador talhado para estas ocasiões. Luíz Felipe Scolari deu o último título à canarinha em 2002 e conta com Neymar e companhia para "sambar" nos estádios do Mundial. Os cinco títulos de campeão metem respeito, assim como uma equipa recheada de talentosos atletas.
A Espanha surge como principal opositor do Brasil. A formação espanhola tem dominado o futebol mundial a nível de seleções nos últimos anos, depois de vencer os Euros 2008 e 2012 e o Mundial 2010. A equipa de Vicente Del Bosque conta com a espinha dorsal do Barcelona, onde de destacam Iniesta, Xavi, Piqué, Puyol e Jordi Alba e o seu famoso futebol de posse, o tiki-taka.
A Alemanha de Joachim Low é outro dos candidatos a vencer a prova. A Mannschaft conta com, além de Ozil, vários jogadores do Bayern Munique, equipa que venceu tudo o que havia para ganhar em 2013 e que trocou Jupp Heynckes por Pep Guardiola. Os bicampeões do Mundo são sempre candidatos em qualquer torneio internacional de futebol.
A Itália pode não ter o peso de antigamente mas é sempre um adversário temível. Os tetracampeões do Mundo baseiam o seu futebol na organização defensiva, algo que sempre caraterizou as equipas italianas, mas também na ousadia atacante, onde Mario Balotelli é um perigo à solta, capaz de resolver um jogo a qualquer instante. O guarda-redes Buffon, o central Chielinni e o médio Pirlo são dos melhores jogadores do Mundo nas suas posições.
Sem vencer um Mundial há 28 anos, a Argentina aparece em terras de Veracruz como um dos candidatos a ganhar a prova. A albiceleste conta com o génio de Messi mas também de Aguero, Tevez e Di Maria para levantar o troféu em casa do eterno rival. Mas o a classe da Pulga pode não ser suficiente, numa seleção onde sobra genialidade no ataque mas com poucas soluções na defesa e na baliza.
França e Inglaterra são os outros dois campeões do Mundo que estarão no Brasil mas que não reúnem tanto favoritismo. Os gauleses sofreram para garantir o bilhete para a terra do Samba, num play-off muito renhido frente a Ucrânia. A Inglaterra fez um apuramento tranquilo mas é uma seleção que continua a falhar nos grandes torneios.
Numa equipa que mistura veterania e juventude, as esperanças dos ingleses estão em Rooney e companhia, que sob o comando de Roy Hodson, tentará repetir o feito de 1966, altura em que venceu o seu primeiro e único Mundial.
Curiosamente, a Inglaterra e a França venceram o seu único título na condição de anfitriões, em 1966 e 1998 respetivamente. O Uruguai também foi campeão quando recebeu a prova em 1930, a Itália fez o mesmo em 1934, a Alemanha em 1974 e a Argentina em 1978.
Comentários