O médio internacional suíço de origem cabo-verdiana Gelson Fernandes integra a lista dos 23 convocados da seleção helvética para o Campeonato do Mundo, que se realiza de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil.

O futebolista crioulo, que teve uma passagem efémera pelo Sporting Clube de Portugal na temporada 2012/13, mereceu a confiança do selecionador Ottmar Hitzfeld que, de acordo com a imprensa suíça, convocou 23 jogadores para o Brasil’2014, sem grandes surpresas, tendo colocado sete de reserva.

Atualmente a representar o emblema do Friburgo, da Alemanha, Gelson Fernandes, detentor de dupla nacionalidade (helvética e cabo-verdiana), teria manifestado, em tempos, a intenção de representar a seleção crioula.

Este facto, foi no entanto, desmentido, na altura, pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, que afirmara nunca ter conhecimento desta suposta manifestação de interesse do atleta para representar as cores de Cabo Verde.

Futebolista de 27 anos 1,83 metros e 70 quilogramas, Gelson Fernandes leva 44 internacionalizações ao serviço da Suíça e além do Sporting (Portugal) já representou clubes como FC Sion (Suíça), Manchester City (Inglaterra), Saint-Ettiénne (França), Chievo (Itália) Leicester City (Inglaterra) e Udinese (Itália).

A Suíça integra o Grupo E, onde terá como adversários as seleções nacionais da França, das Honduras e do Equador.