Depois de uma primeira parte de fraco rendimento, Portugal colocou mais intensidade na segunda parte frente à Letónia e obteve um triunfo suado e sofrido frente a uma equipa dura de roer e que se fechou no seu bloco defensivo. A entrada de Quaresma na etapa complementar foi decisiva para a equipa de Fernando Santos conseguir obter um importante triunfo na luta pela primeiro lugar no grupo.
Momento-chave
Portugal passava por um momento complicado, acabara de sofrer o golo do empate e via a sua vida complicar-se no que à classificação do grupo dizia respeito. Depois da vitória da Suíça, em caso de igualdade, Portugal poderia hipotecar as hipóteses de ser primeiro classificado. Aí veio ao de cima a capacidade dos campeões europeus. No lance a seguir ao golo dos forasteiros, William Carvalho deu novamente vantagem à equipa portuguesa com um remate de cabeça. Esse tento acabou por dar a tranquilidade necessária para a equipa construir posteriormente um resultado mais volumoso.
Os melhores
Quaresma
Entrou na segunda parte, numa altura em que Portugal estava com dificuldades em descobrir os caminho da baliza letã. Saíram dos pés de Quaresma duas assistências para golo: William Carvalho e Cristiano Quaresma bem lhe podem agradecer. Fez ainda vários cruzamentos venenosos que podiam ter tido outro destino.
Ronaldo
Não fez uma exibição de encher o olho, mas deixou novamente a sua marca ao apontar mais dois golos para a sua conta pessoal. Falhou ainda uma grande penalidade.
Cancelo
Esteve muito bem na partida, nomeadamente na primeira parte. Através de várias iniciativas individuais causou muitas dores de cabeça à defensiva da Letónia. Respira confiança.
William Carvalho
É um dos esteios do miolo na equipa de Fernando Santos. Excelente na posse e no transporte de bola. A exibição culminou com a estreia a marcar pela seleção.
Bruno Alves
Regressou ao centro da defesa, limpando vários jogadas da Letónia com autoridade. Ainda teve tempo de marcar um golo já nos descontos.
Piores
João Mário
Esteve discreto e sem dar a acutilância necessária ao meio campo português.
Curiosidades:
- Bruno Alves cimentou o estatuto de defesa com mais golos na história da formação das ‘quinas’, ao apontar o 11.º, que o deixa no 19.º lugar da geral, em igualdade com José Águas.
- Com o ‘bis’ no Algarve, onde marcou pelo sexto jogo seguido, Cristiano Ronaldo cimentou também o estatuto de melhor marcador de sempre de Portugal: em 136 jogos, já leva 68 golos, mais 21 do que Pauleta e 27 face ao ‘rei’ Eusébio.
- William Carvalho abriu o seu histórico de golos, já que marcou hoje o primeiro pela seleção ‘AA’, ao 29.º jogo.
Reações:
Comentários