Os campeonatos do Mundo de futebol são geralmente associados à glória dos vencedores em contraste com a angústia dos derrotados, mas, no entanto, as histórias dos mundiais não se esgotam nos golos marcados ou sofridos pelas equipas, havendo centenas de pequenas histórias que acabaram por deixar grandes marcas na maior competição do desporto rei.

Estamos, portanto, a falar dos erros que direta ou indiretamente acabaram por definir o rumo da competição, o rumo das carreiras de jogadores, treinadores e árbitros, e até o fim de algumas delas.

Campeonato do Mundo 1966 – Segurança do Central Hall

O campeonato do Mundo de 1966 ficou marcado pelo roubo do troféu Jules Rimet quando estava em exposição no Central Hall em Westminster, Londres. A inércia dos responsáveis pela segurança deixou Inglaterra a corar de vergonha perante a comunidade internacional, e não fosse um cão com o nome de Pickles, que acabaria por detetar o troféu quando passeava com o dono, e as coisas teriam ficado certamente "mais azedas" para a organização do Campeonato do Mundo em que Portugal ficou em 3.º lugar.

Amanhã não perca a história do herói de rabo-de-cavalo caído em desgraça na final de 1994. Recorde ainda a história de Andres Escobar, assassinado por barões da droga colombiana por causa de um auto-golo.