Adversário de Portugal: EUA de má memória para Portugal
Portugal irá defrontar os EUA, Gana e Alemanha, na fase de grupos do Mundial2014, assim ditou o sorteio.
Se a Alemanha é o adversário mais complicado do grupo, os outros dois oponentes não são "pera doce" e prometem fazer a vida negra a seleção das quinas.
Os Estados Unidos da América ocupam atualmente o 14.º lugar no ranking FIFA e tem dominado o futebol da zona da CONCACAF. A formação norte-americana apurou-se em primeiro lugar da zona, com 22 pontos, mais quatro que a Costa Rica e mais sete que as Honduras. Venceu sete, empatou um e perdeu dois dos dez encontros realizados.
Com um futebol mais britânico mas também tecnicista, importado da américa do sul e central, os EUA têm estado ultimamente quase sempre nas fases finais de Mundiais de futebol.
Numa equipa sem muitas estrelas, há que destacar Clint Dempsey, jogador que esta temporada se transferiu do Tottenham para o Seattle Sounders da Liga Norte-americana de Futebol.
Além de Dempsey, há que destacar Stuart Holden do Bolton, Michael Bradley da AS Roma, Landon Donovan do LA Galaxy e Jozy Altidore do Sunderland. Há  ainda Oguchi Onyewu, defesa central que já passou pelo Sporting.
Na memória dos portugueses está a derrota às mãos dos norte-americanos no Mundial2002 na Coreia e Japão, naquele que é o único jogo oficial entre as duas seleções. John O’Brien, Brian McBride e Jorge Costa (p.b.) marcaram para os EUA, Beto e Jeff Agoos (p.b.) fizeram os tentos de Portugal, que viria a cair na fase de grupos, com os americanos a seguirem em frente.
Os outros quatro jogos foram amigáveis e Portugal venceu dois, empatou outro e perdeu por uma vez.
Esta é o sétimo Mundial consecutivo dos EUA que não falha a prova desde 1994, altura em que organizou o Mundial. Ao todo conta com nove presenças em fases finais de Mundiais de futebol.
O encontro entre norte-americanos e portugueses está marcado para o dia 22 de junho, em Manaus, para a 2.ª jornada do Grupo G.