Este artigo tem mais de 10 anos
"Pouco tempo de recuperação pode limitar Falcão no Mundial", diz o médico que operou o colombiano.
O médico ortopedista José Carlos Noronha acredita que o futebolista Radamel Falcao vai estar no Mundial2014, mas que pode não estar a 100 cem por cento no início da prova no Brasil.
“Ao mais alto nível, numa fase inicial, o Falcão poderá não estar a cem por cento. Penso que o Falcão irá ao mundial, mas é natural que com quatro meses e 19 dias [de recuperação] haja um conjunto de limitações ligadas à exiguidade do tempo. Vamos ver como reage o Falcão e teremos esperança”, avançou à agência Lusa José Carlos Noronha, que operou o avançado.
Falcao lesionou-se com gravidade no joelho esquerdo, a 22 de janeiro, num encontro da Taça de França, frente aos amadores do Chasselay.
Cristiano Ronaldo tem estado afastado da competição, devido a um problema no tendão rotuliano de um joelho, uma lesão que José Carlos Noronha preferiu não comentar.
“O Ronaldo tem uma lesão diferente que está sob a orientação do departamento médico do Real Madrid, como tal, não vou falar sobre isso”, disse.
O ligamento cruzado anterior, explicou o especialista, “é a estrutura fundamental e principal na estabilidade do joelho” e, “quando ele rompe, e é muito frequente romper, a capacidade desportiva fica condenada pelo que é necessário fazer a sua reconstrução”, que pode levar alguns meses.
Por vezes, a recuperação é acelerada, devido à proximidade de competições, como o campeonato do mundo, à pressão dos empresários e dos presidentes, e do próprio atleta, permitindo, “embora com muitos receios, a prática desportiva a alto nível”.
José Carlos Noronha falava à margem da apresentação do seu livro, Ligamento cruzado anterior, em Arouca, concelho de onde é natural.
A apresentação do livro esteve a cargo de Aníbal Justiniano, diretor clínico do Hospital da Ordem da Trindade, que publicamente manifestou a sua admiração por José Carlos Noronha, “um homem com a humildade que só os grandes homens são capazes de ter”.
José Carlos Noronha operou já outras figuras do futebol nacional como Pepe, Lucho, Derlei ou Ricardo Carvalho, sendo apelidado por José Mourinho de o “very special” e considerado como “o melhor do mundo na sua área” pelo empresário Jorge Mendes.
O município de Arouca vai entregar a medalha de mérito municipal Grau Ouro ao ortopedista, no próximo dia 2 de maio.
“É uma figura do mundo que muito honra o município”, alegou o presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves.
Comentários