Just Fontaine marcou 13 golos no Campeonato do Mundo de 1958 ao serviço da seleção francesa. É um recorde que se mantém até aos de hoje.
Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos
Fontaine não nasceu em França, mas sim em Marraqueche, Marrocos. A carreira foi iniciada no USM Casablanca, isto antes de se ter transferido para o Nice e mais tarde para o Reims. Foi no Mundial de 1958, que teve o maior impacto, no auge da sua carreira aos 24 anos. Nessa temporada, no campeonato, tinha apontado 34 golos em 26 partidas ajudando o Reims a ser o 'Rei' em França.
Embora não fosse um jogador alto, com 1,74 m, o dianteiro contava com grande capacidade de drible, precisão no remate e era um excelente cabeceador.
Just Fontaine tinha um registo modesto ao serviço da sua seleção antes de ser convocado para o Mundial de 1958 na Suécia, com quatro golos em cinco jogos. Nada fazia prever que seria o jogador que mais golos marcaria num único Campeonato do Mundo.
O Mundial de Fontaine
O francês conseguiu a proeza de marcar em todos os jogos do Campeonato do Mundo de 1958. Começou por apontar um hat-trick sobre o Paraguai. Apontou um bis frente à então Jugoslávia, um golo frente à Escócia e dois contra a Irlanda do Norte. Marcou ainda frente ao Brasil, na derrota pesada da França frente ao canarinhos por 5-2, nas meias-finais da competição. No encontro para atribuição do terceiro e quarto lugares o dianteiro apontou um impressionante Poker (quatro golos) frente à Alemanha. No total, apontou 13 golos em seis partidas.
Fontaine acabou por ter uma carreira curta, já que se viu foi forçado a retirar-se dos relvados com 28 anos e onze meses devido a um problema físico.
Um pormenor curioso é que o francês, então com apenas 24 anos, até teve que pedir chuteiras emprestados para competir no Campeonato do Mundo de 1958, neste caso ao colega de equipa Stephane Bruey.
Fontaine é uma das maiores figuras do futebol francês, e foi reconhecido em 2005 como o maior futebolista do país dos últimos 50 anos. Apontou cerca de 30 golos em 21 jogos pelos 'Les Bleus'.
O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa.
Comentários