O Egito foi a primeira seleção africana a participar num campeonato do mundo de futebol, em 1934, em Itália. A participação foi rápida, pois o país disputou apenas um jogo, contra a Hungria, tendo sido derrotado por 4-2.

Seguiu-se Marrocos (México, 1970) e Zaire (Alemanha, 1974), ambas sem conseguirem uma vitória, até à participação da Tunísia em 1978, na Argentina.

A seleção tunisina conseguiu classificar-se como representante do continente e não desistiu de participar, como tinha sucedido em 1966. E ainda bem que não regressou a casa pois conseguiu a primeira vitória de uma seleção da África em campeonatos do mundo de futebol.

Meses antes do Mundial, o guarda-redes tunisiano Attouga Sadouk meteu-se em confusões com os jogadores da Nigéria, em jogo Taça das Nações Africanas (CAN), resultando na suspensão inicial para os envolvidos por dois anos.

Após dez dias, a FIFA chegou à conclusão de que não teria como 'convidar' outro país para viajar à Argentina e adiou o castigo. A Tunísia acabou mesmo por participar e foi em busca do primeiro grande feito africano em Mundiais.

Essa glória aconteceu em jogo contra o México, com golos de Kaabi, Ghommidh e Dhouib, além de uma grande exibição de Tarak Dhiab. Com o resultado de 3-1 no primeiro jogo, a Tunísia chegou a assumir a liderança do seu grupo, mesmo que por pouco tempo. Polónia e Alemanha Ocidental, que empataram na primeira jornada, posteriormente recuperaram e garantiram o apuramento para a próxima fase. Os tunisianos foram eliminados por ficar no terceiro lugar.

Depois da estreia vitoriosa, a Tunísia perdeu (1-0) com a Polónia e empatou (0-0) com a Alemanha Ocidental. Os polacos venceram o Grupo 2 com cinco pontos, seguidos da Alemanha Ocidental (4), Tunísia (3) e México sem pontos.

Com este triunfo, a África conquistou o direito de ter mais uma seleção participante no Mundial seguinte, na Espanha, em 1982. Contudo, não foi a Tunísia que viajou até à Península Ibérica, já que a seleção foi punida por dois anos e só voltou a disputar um Mundial em 1998, em França.