As Ilhas Salomão qualificaram-se hoje para a final da zona Oceânia de apuramento para o Mundial de futebol de 2018, marcando encontro com a Nova Zelândia, ao vencerem fora a Papua Nova Guiné por 2-1.

A formação da casa marcou primeiro, aos 18 minutos, por Raymond Gunemba, mas, aos 31, Felix Kolomong viu o vermelho direto e deixou os anfitriões reduzidos a 10 unidades.

Em vantagem numérica, as Ilhas Salomão deram a volta ao resultado ainda na primeira parte, com golos de Henry Fa’arodo, aos 33 minutos, de grande penalidade, Jerry Donga já nos descontos, aos 45+2.

O resultado não sofreu mais alterações e os forasteiros venceram, assim, o Grupo B da terceira fase de qualificação, com nove pontos contra seis de Tahiti e três de Papua Nova Guiné.

Por seu lado, a Nova Zelândia já havia arrebatado o Grupo A, ao totalizar 10 pontos, contra cinco da Nova Caledónia e um das Ilhas Fiji.

O vencedor do ‘duelo’, a duas mãos, entre a Nova Zelândia e as Ilhas Salomão disputará, depois, um ‘play-off’ intercontinental com o quinto classificado da zona sul-americana, presentemente ocupado pela Argentina.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.