Um grupo de cerca de 200 manifestantes bloquearam hoje o acesso ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, incendiando pneus, na véspera do início da Taça das Confederações de Futebol, divulgou a polícia.
O Estádio Mané Garrincha vai receber o jogo inaugural do evento de futebol, com a partida entre o Brasil e o Japão, no sábado.
Os manifestantes, do Movimento dos Sem Teto, que exige a atribuição de casas aos desfavorecidos, formaram correntes humanas e incendiaram pneus, cones de plástico e sinalização de trânsito no acesso ao estádio, criando uma nuvem de fumo preto visível de longe na cidade.
“Uma Copa para quem?”, diziam os cartazes dos manifestantes, em sinal de protesto contra os investimentos milionários feitos pela organização do evento, incluindo a construção e renovação de vários estádios de futebol, que serão também usados no Mundial de futebol 2014.
«A polícia negociou com os manifestantes. A circulação está bloqueada, mas não há confrontos», precisou uma fonte policial.
As enormes despesas públicas necessárias para a organização brasileira da Taça das Confederações, para o Mundial de futebol, e também para os Jogos Olímpicos (em 2016) suscitaram numerosas manifestações pelo país, no momento em que a inflação e o crescimento económico lento fez baixar a popularidade da Presidente Dilma Rousseff.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.