O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), que nas últimas semanas convocou manifestações em São Paulo, anunciou, esta segunda-feira, o fim dos protestos contra o Mundial de futebol, depois de o Governo brasileiro ter cedido a algumas das reivindicações.
O anúncio foi feito pelo coordenador do movimento, Guilherme Boulos, em conferência de imprensa, durante a qual revelou o entendimento a que o MTST chegou com o governo e o fim da jornada de manifestações em São Paulo durante o Mundial.
Segundo garantiu o mesmo responsável, citado pela imprensa brasileira, não haverá protestos contra o Mundial, mas manifestações pela votação do Plano Diretor, que irá estabelecer novas regras para a construção na cidade com 20 milhões de habitantes.
“As mobilizações serão menos intensas porque reivindicações foram acolhidas. Contudo, o MTST estará na câmara a pressionar os vereadores com vista à aprovação do Plano Diretor”, disse.
Os Sem-Teto, que lutam há décadas pelo digno acesso a uma casa, reuniram-se, esta segunda-feira, com representantes do governo federal e do município de São Paulo para discutir vários aspetos que o movimento tem reivindicado.
De acordo com um comunicado oficial, citado pela Efe, a câmara de São Paulo e o Governo vão atuar em conjunto com vista a construir casas num terreno próximo ao estádio Arena Corinthians – que acolhe, esta quinta-feira, a partida inaugural do Mundial de futebol –, o qual foi ocupado ilegalmente por centenas de pessoas sem casa.
Nesse terreno – a menos de cinco quilómetros do estádio – onde o acampamento foi batizado de "Copa do Povo" – vão ser construídas habitações públicas para pessoas com baixos rendimentos.
O Governo brasileiro também se comprometeu a ampliar o programa “Minha Casa, Minha Vida”, iniciativa para incentivar a construção de habitações para pessoas com dificuldades económicas.
A atividade do MTST tem-se intensificado nas últimas semanas, como o movimento a aproveitar o mediatismo em torno do Mundial de futebol, que arranca esta quinta-feira, dia 12, em São Paulo, com uma partida entre o Brasil e a Croácia.
Comentários