A televisão chinesa está a censurar algumas imagens em direto dos jogos do Mundial2022. O canal que transmite os jogos está a cortar as imagens onde aparecem adeptos nas bancadas sem máscaras. O facto de haver um Mundial com adeptos nas bancadas sem máscara causaram indignação entre cidadãos cansados das restrições contra a COVID-19 na China.

A China é a última grande economia mundial que continua a aplicar uma dura estratégia contra o coronavírus, chamada de 'zero covid', que envolve confinamentos de bairros e cidades inteiras, períodos de quarentena e testes em massa.

Os chineses aceitam cada vez menos essas medidas e houve vários protestos nos últimos dias.

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

Para evitar que os telespectadores chineses vissem o público nos estádios sem máscara, o canal desportivo CCTV substituiu sistematicamente, na retransmissão da partida Japão-Costa Rica, as imagens em que apareciam pessoas sentadas muito próximas umas das outras, com fotos de jogadores ou fotos do público feitas longe o suficiente para que os rostos não pudessem ser distinguidos, segundo a AFP.

Na Internet, porém, é possível ver a transmissão sem censura, mesmo no Douyin, a versão chinesa do TikTok.

Dezenas de milhões de chineses em grandes cidades como Pequim, Guangzhou e Chongqing estiveram sob alguma forma de confinamento no último domingo.

Nos últimos dias, uma carta aberta foi amplamente divulgada e partilhada na rede de mensagens WeChat onde se questiona se a China está "no mesmo planeta" que o Qatar e critica a política de saúde do governo chinês. Uma carta que, no entanto, acabou por ser censurada pelas autoridades.

No domingo, centenas de pessoas manifestaram-se, principalmente em Pequim e Xangai, contra a política anticovid da China. As manifestações são muito raras na China.

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.