O presidente do Chega saudou hoje o facto de Portugal ter sido escolhido como um dos países organizadores do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, apelando a que se tire proveito do “enorme potencial” deste evento.

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, André Ventura manifestou “satisfação” com a escolha anunciada hoje pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), dizendo que é “uma grande notícia para o país, para o futebol português e para o desporto português”.

“Apelo a que os responsáveis dos organismos que tutelam o futebol em Portugal, sobretudo os que estão à mesa da organização do próprio evento saibam, ao contrário do que tivemos noutros eventos, conseguir potenciar que Portugal saia verdadeiramente vencedor, não só no campo como também em termos de economia que será feita e desenvolvida à volta deste evento”, apelou o líder do Chega.

Ventura considerou importante que “o Governo e os organismos que tutelam o futebol em Portugal" tenham "a capacidade de trazer para Portugal uma série de vantagens que este evento pode trazer”.

Questionado sobre se está preocupado com os custos que este Mundial terá, o presidente do Chega respondeu que “há dias para tudo” e que hoje “era o dia de deixar esta nota positiva e esperar que o Governo consiga retirar o enorme potencial que este evento tem”.

Ventura disse que vai esperar para ver o plano do executivo, acrescentando que “não se pode exigir que já ao Governo que tenha um plano feito”.

Para o presidente do Chega, esta é uma “oportunidade única para um país que acabou de ter um outro evento muito grande, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)” – que decorreu em agosto e contou com a presença do Papa Francisco -, “e que terá agora em 2030 o maior evento desportivo de todos, que é o mundial de futebol”.

O Campeonato do Mundo de futebol de 2030 vai ser organizado por Portugal, Espanha e Marrocos e terá jogos inaugurais em Uruguai, Argentina e Paraguai, anunciou hoje a Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Portugal e Marrocos vão acolher pela primeira vez jogos de um mundial de futebol. A Espanha já foi palco desta competição, em 1982.

O 24.º mundial vai ser o primeiro repartido por seis países. Segundo a FIFA, os jogos inaugurais na América do Sul são uma forma de celebrar o centenário do primeiro torneio, disputado em solo uruguaio.