Otávio foi o jogador da Seleção escolhido para falar aos jornalistas, a dois dias do encontro dos quartos de final frente a Marrocos. O médio do FC Porto foi instado a comentar o tema do momento (Ronaldo, claro está), negando qualquer discussão entre o capitão e Fernando Santos.

Reação de Ronaldo: "Acho que o que Ronaldo disse tem toda a razão, estamos unidos e não são essas coisas de fora que vão entrar no grupo. Sabemos tudo o que se passa, dentro e fora, e só estamos concentrados em jogar e ganhar por Portugal."

Houve explicações da parte dele? "Foi sempre tudo normal. Ninguém viu uma discussão nem nada de parecido. É normal que fique aziado quando não jogo, não é só com o Cristiano [que isso acontece]. Tudo o que ele faz ou não faz é notícia. Estamos unidos".

Grupo sente que Ronaldo está de corpo e alma na Seleção? "Ele sempre mostrou isso. Às vezes, os media mostram uma imagem não positiva dele. Ele é um grande capitão e apoiou o balneário, mesmo não jogando [a titular contra a Suíça, nos oitavos]".

Tudo sobre o Mundial2022: jogos, notícias, reportagens, curiosidades, fotos e vídeos

Rendimento de Portugal com e sem Ronaldo: "É o mesmo. Todos os jogos vemos o positivo e negativo, para tentar aplicar. O Ronaldo é exemplar, dos melhores da história, mas sabemos da qualidade de todos. O Gonçalo entrou e esteve bem no jogo. Estamos 24 e estão todos prontos para jogar."

Ronaldo disse que queria sair? "Nunca falou nada porque ele nunca quis ir embora. Pelo contrário. É um exemplo e é o nosso capitão. A Seleção está junto com ele. É a nossa força e estamos todos unidos."

O que sente com tantas notícias e perguntas sobre Ronaldo? "O Cristiano tem um público muito grande, ele quando está bem, a equipa está bem e quando a equipa está mal, ele também."

O SAPO está a acompanhar o Mundial mas não esquece as vidas perdidas no Qatar. Apoiamos a campanha da Amnistia Internacional e do MEO pelos direitos humanos. Junte-se também a esta causa.