Na terça feira Portugal estreia-se no Mundial e, como outros profissionais, muitos deputados poderão fazer uma pausa para ver o jogo, à excepção dos da Comissão de Educação, onde será ouvido o secretário de Estado do Desporto.

Precisamente quando a equipa de Carlos Queiroz der o pontapé de saída para o Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, Laurentino Dias deverá estar a entrar na comissão de Educação e Ciência, onde será ouvido no âmbito das habituais audições parlamentares a membros do Governo.

Ironicamente, a reunião da comissão parlamentar de Educação e Ciência deverá ser a única a decorrer à hora do jogo entre Portugal e a Costa do Marfim.

A Agência Lusa tentou contactar o presidente da comissão parlamentar de Educação, o deputado socialista Luís Fagundes Duarte, para confirmar se a hora da reunião poderia ainda vir a ser alterada, mas tal foi impossível em tempo útil.

Contudo, quer o gabinete de Laurentino Dias, quer outros deputados da comissão confirmaram que, pelo menos até ao final da tarde de hoje, a hora agendada não tinha sido alterada.

Mais ‘sorte’ tiveram os deputados das comissão parlamentares de Assuntos Constitucionais e de Ética, já que viram as respectivas reuniões marcadas para as 15:00 antecipadas para o final da manhã.

“Não quero correr nenhum risco que a reunião não tenha a participação habitual”, reconheceu à Lusa o presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantia, o socialista Osvaldo de Castro.

Inicialmente agendada para as 15:00, a reunião da I comissão parlamentar foi, então, marcada para as 11:30, hora em que será ouvido o Conselho Superior da Magistratura.

“Como presidente da comissão entendi que poderia ter falta de quórum, é o primeiro jogo de Portugal do Campeonato do Mundo”, admitiu Osvaldo de Castro, explicando que a antecipação da hora da reunião da comissão foi feita com o acordo de todos os deputados que a integram, bem como do Conselho Superior de Magistratura.

Também a audição da comissão de trabalhadores da Agência Lusa na comissão parlamentar de Ética, que estava inicialmente marcada para as 15:00, foi antecipada, estando agora agendada para as 12:00.

A comissão parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia irá começar pelas 14:00 e tem sete pontos na ordem do dia, mas tendo em conta que não há nenhuma audição agendada, os deputados poderão estar livres ainda a tempo de ver pelo menos a segunda parte do jogo da selecção portuguesa.

De acordo com a agenda divulgada pela Presidência da República, o chefe de Estado também não tem nenhuma iniciativa pública agendada para a hora do jogo de Portugal.

Às 11:30 horas irá receber os subscritores do Manifesto “Energia para Portugal - por uma nova política energética” e às 17:00 irá receber o primeiro-ministro, José Sócrates para a reunião semanal, que normalmente decorre ao final da tarde.

Já José Sócrates irá receber os partidos em São Bento durante a manhã, no âmbito do Conselho Europeu que começa quinta-feira, mas a última audiência com o partido ecologista Os Verdes terá início às 12:45.

À tarde, o primeiro-ministro apenas tem agendada a reunião semanal com o Presidente da República.

No intervalo da sua agenda, José Sócrates irá “obviamente” aproveitar para ver no gabinete o jogo entre Portugal e a Costa do Marfim, conforme adiantou à Lusa fonte do seu gabinete.