A seleção portuguesa de futebol começa hoje a jogar a última cartada na corrida ao Mundial2014, ao receber a Suécia no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo da primeira mão dos “play-offs” da zona europeia de qualificação.
O encontro, com início às 19h45, tem o aliciante de colocar em confronto os dois melhores avançados europeus da atualidade: o português Cristiano Ronaldo e o sueco Zlatan Ibrahimovic, que são também os dois melhores marcadores da Liga dos Campeões e que ainda no último fim de semana fizeram um “hat-trick” cada.
O “capitão” da seleção portuguesa, bem como o central Pepe, falharam os dois primeiros dias de estágio, para recuperarem das respetivas lesões, enquanto o lateral Fábio Coentrão só no terceiro dia trabalhou sem limitações e a sua recuperação plena não é um dado adquirido, pelo menos para o jogo da primeira mão.
Na conferência de imprensa realizada na sexta-feira, o selecionador Paulo Bento assegurou que irá manter «a base do grupo» que participou na fase de grupos, considerando «prioritária» uma vitória na receção aos nórdicos, que permita uma deslocação mais tranquila à Suécia.
O selecionador sueco, Erik Hamrén, atribuiu «claro favoritismo» a Portugal e advertiu que a eliminatória não se resume ao duelo individual entre Ronaldo e Ibrahimovic, apesar de ter reconhecido a importância que os avançados têm nas respetivas seleções.
Depois de ter falhado a qualificação direta, ao terminar na segunda posição do grupo F europeu de apuramento, atrás da Rússia, a equipa lusa volta a ter de disputar os “play-offs” na corrida à fase final de uma grande competição, como aconteceu no Mundial2010 e no Europeu2012, em ambos os casos frente à Bósnia-Herzegovina.
Para isso, é importante que a seleção portuguesa vença o primeiro encontro, em casa, algo que nunca conseguiu nas sete anteriores receções aos escandinavos, nas quais averbou três empates e quatro derrotas, mas, em contrapartida, já venceu por três vezes na Suécia, contra duas derrotas e três igualdades.
Além disso, nas cinco vezes em que as duas seleções disputaram a fase de qualificação para grandes provas internacionais, Portugal obteve dois apuramentos (Mundiais de 1986 e 2010), tendo ficado ambas pelo caminho na corrida aos Europeus de 1968 e 1988 e ao Mundial de 1982.
O jogo de hoje entre Portugal e a Suécia será arbitrado pelo italiano Nicola Rizzoli, com as duas seleções a disputarem a segunda mão quatro dias mais tarde, a 19 de novembro, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.
O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.
Comentários