Bruno Alves deve substituir Cristiano Ronaldo na função de capitão da selecção nacional, já a partir da fase de qualificação para o Euro 2012. O comportamento de Cristiano Ronaldo, após a eliminação de Portugal no Mundial 2010, não agradou aos responsáveis da Federação pelo que deverá perder a braçadeira de capitão.

Carlos Queiroz prepara-se para retirar a braçadeira de capitão a Cristiano Ronaldo e atribui-la a um jogador com perfil mais talhado para a liderança em campo da selecção portuguesa.

De acordo com informação avançada pelo diário O Jogo, Bruno Alves vai substituir Cristiano Ronaldo já no jogo de qualificação para o Euro 2012 com o Chipre.

Bruno Alves, apesar de não ser um dos futebolistas com mais internacionalizações no grupo, está na linha da frente para suceder a Ronaldo. O forte carácter e personalidade que leva para o campo, assim como a mentalidade de vencedor, colocam o defesa central como um dos sérios candidatos à braçadeira. O jogo com a Albânia, em Tirana, para a fase de qualificação do Mundial 2010, onde Bruno Alves subiu nas alturas para arrancar uma vitória no prolongamento foi digno de um capitão de Portugal.

O diário O Jogo avança que na base da alteração da braçadeira estão as dificuldades de relacionamento de Ronaldo com os diversos elementos ligados à equipa, tanto colegas de equipa como até pessoas do staff técnico e logístico.

Além disso, as declarações do número 7 logo após a eliminação frente à Espanha, em que indicava aos jornalistas para que pedissem a Carlos Queiroz que explicasse os motivos da derrota de Portugal nos oitavos-de-final, também caíram muito mal dentro do grupo. O próprio Tiago admitiu ainda na zona mista que Ronaldo "não quis falar por estar chateado", mas acrescentou que "se o capitão não fala, falamos nós". E falou mesmo, como quase todos os futebolistas portugueses.