A RTP chegou a acordo com a SIC e com a TVI para o sublicenciamento de parte dos 64 jogos do Mundial de futebol que decorre nos meses de novembro e dezembro de 2022, no Qatar.

Em comunicado, a estação pública adianta que este princípio de acordo será "agora submetido à aprovação da FIFA, a quem cabe a última palavra nesta matéria".

Este princípio de acordo "com os operadores comerciais segue-se a outro, já oficializado pela FIFA, pelo qual a RTP cedeu à Sport TV os direitos de transmissão exclusiva no cabo, de 28 jogos do Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA 2022", salienta a empresa liderada por Nicolau Santos.

"A RTP será o operador português em sinal aberto com a transmissão do maior número de jogos do Mundial de Futebol 2022, numa extensa cobertura que tem em conta o interesse público do evento", conclui.

Em entrevista à Lusa no início de julho, o presidente da RTP adiantou que tinha sido pedido às direções um corte de 5% do seu orçamento, tendo em conta o aumento dos custos.

Nicolau Santos, que assumiu o cargo há pouco mais de um ano, tinha dito que provavelmente a RTP iria ter prejuízos este ano, tendo em conta o aumento de custos, nomeadamente da energia, a cobertura da guerra na Ucrânia, a que se soma o encargo de 12 milhões de euros do Mundial de Futebol no Qatar, contratado em 2011, mas que só agora vai ser contabilizado.

Assim, as três estações de televisão irão partilhar entre si os jogos do Mundial de futebol em sinal aberto, com a SIC e a TVI a transmitirem sete jogos cada, em direto, e a RTP a ficar com uma fatia maior.

A Sport TV é a única televisão que irá transmitir todos os 64 jogos do Mundial2022, todos em sina fechado.

A TVI irá transmitir o primeiro jogo de Portugal, diante do Gana, na fase de grupos. A estação de Queluz fica ainda com mais dois jogos da fase de grupos, dois dos 'oitavos', um dos 'quartos' e um das 'meias'.

A SIC ficou com o último jogo de Portugal na fase de grupos, diante da Coreia do Sul, de Paulo Bento, e ainda um encontro dos quartos de final se Portugal lá chegar. A estação de Carnaxide transmitirá ainda mais três jogos da fase de grupos e outro dois dos 'oitavos'.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.