O Brasil deu esta segunda-feira a conhecer os 26 futebolistas convocados para a fase final do Campeonato do Mundo de 2022, que arranca dentro de menos de três semanas no Qatar e uma das surpresas foi a presença do veterano lateral direito Daniel Alves, de 39 anos, entre os jogadors chamados.

Daniel Alves disputou apenas 12 jogos na última temporada pelo Pumas, do México, e Tite, selecionador do Brasil, justificou o porquê da presença do antigo jogador de Barcelona, Juventus e Paris Saint-Germain, entre outros, na convocatória para o Mundial

"O critério para a escolha do Daniel é o mesmo usado para todos os outros. Junta qualidade técnica individual, robustez física e aspeto mental, tal como os companheiros. Alguns têm mais qualidade num aspeto, outros noutro. Na minha seleção, os laterais não atuam como extremos, são laterais construtores e a qualidade técnica que o Dani me dá nesse sentido é impressionante, mesmo que não vá correr 60/70 metros para cima e para baixo", explicou Tite.

Esta chamada fará de Dani Alves o jogador mais velho de sempre a representar a seleção canarinha na fase final de um Mundial, ultrapassando Djalma Santos, que tinha 37 anos no Mundial 1966. Daniel Alves totaliza, até à data, 124 internacinalizações (e oito golos) pelo Brasil, por quem conquistou duas Copas America. Esteve nas fases finais dos Mundiais de 2010 e 2014, falhando o Mundial 2018.

Veja o vídeo