Sereno é o primeiro reforço do FC Porto para 2010/11. Quando esta época ainda vai no início, os dragões mostram-se atentos ao mercado e decidiram avançar por um jogador que fica livre no final desta temporada.

Segundo o DN, o defesa vimaranense, de 24 anos, já tem tudo acordado com os responsáveis azuis e brancos, mas o acordo não será assumido antes de Janeiro, face às possíveis sanções em que o clube e o jogador poderiam incorrer, pois uma transferência só pode ser denunciada nos últimos seis meses de vínculo.

Em 2008, Sereno esteve prestes a rumar ao Benfica, no âmbito da chegada de Nuno Assis ao Minho. Contudo, uma lesão deitaria por terra as aspirações do defesa, pelo qual o V. Guimarães chegou a pedir dois milhões de euros a águias e dragões.

E nem os esforços do clube liderado por Emílio Macedo para chegar a uma renovação foram bem sucedidos. Sereno declinou todas as tentativas, almejando um salto na carreira que chega agora no final da presente temporada. Aliás, Sereno deve assumir o lugar de Bruno Alves, que terá a promessa de Pinto da Costa para uma transferência. Aos 27 anos, o internacional português sente que é a última oportunidade de fazer o contrato da sua vida e ter uma aventura no estrangeiro.