O FC Porto regista, até ao momento, um saldo negativo de 400 mil euros no que diz respeito às transferências de jogadores no ano de 2010, resultado atenuado pela recente transferência de Bruno Alves para o Zenit.

Normalmente “reis” do mercado de transferências, no que a saídas diz respeito, apenas a semana passada os portistas realizaram o melhor negócio da época, ao venderem o agora “ex-capitão” Bruno Alves à formação de São Petersburgo, por 22 milhões de euros.

O encaixe realizado na venda do internacional português reduziu bastante o balanço negativo, mas não impediu que a “factura” das transacções continue a registar prejuízo.

A balança negativa, apenas correspondente às transferências realizadas desde o dia 01 de Janeiro deste ano, resulta da diferença entre os 28,9 milhões de euros recebidos pela venda de atletas e os 29,3 milhões gastos em aquisições.

Em Janeiro, os “dragões” venderam os 60 por cento que detinham do passe do argentino Mario Bolatti à Fiorentina, por 4,8 milhões de euros, naquela que foi a única venda portista no “mercado de inverno” da época passada.

Já no início desta temporada, o conjunto azul e branco acordou as saídas do central Nuno André Coelho para o Sporting, por um milhão de euros, e do ponta de lança argentino Ernesto Farías para os brasileiros do Cruzeiro, por 1,1 milhões, além da já referida saída de Bruno Alves para a Rússia.

No que diz respeito a aquisições, Rúben Micael e David Addy chegaram em Janeiro, ao passo que o médio João Moutinho protagonizou a “bomba” do verão português, ao trocar Alvalade pelo Dragão, custando aos cofres portistas 11 milhões de euros, naquela que é, para já, a transferência mais cara da Liga deste ano.

Além do antigo “capitão” leonino, também chegaram o guarda-redes polaco Pavel Kieszek (ex-Sporting de Braga), num negócio que levou Hélder Barbosa para os minhotos, o defesa Emídio Rafael (ex-Académica), os médios Souza (ex-Vasco da Gama) e James Rodríguez (ex-Banfield) e o avançado Walter (ex-Internacional).

ENTRADAS

Jogador                    Clube                         Valor (milhões de euros)

João Moutinho              Sporting                      11
Walter                     Internacional (Bra)           6
James Rodríguez            Banfield (Arg)                5,1
Rúben Micael               Nacional                      3
Souza                      Vasco da Gama (Bra)           3
David Addy                 Randers FC (Din)              0,8
Emídio Rafael              Académica                     0,4
Pavel Kieszek              Sp. Braga                     (troca)

TOTAL: 29,3 milhões de euros.

SAÍDAS

Jogador                    Clube                         Valor (milhões de euros)
Bruno Alves                Zenit (Rus)                   22
Mario Bolatti              Fiorentina (Ita)              4,8
Ernesto Farías             Cruzeiro (Bra)                1,1
Nuno A. Coelho             Sporting                      1
Hélder Barbosa             Sp. Braga                     (troca)

TOTAL: 28,9 milhões de euros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.