O líder Arsenal desperdiçou hoje uma vantagem de dois golos e uma grande penalidade no empate (2-2) no terreno do West Ham, resultado que abre caminho a nova aproximação do Manchester City na Liga inglesa de futebol.

Num dos mais antigos dérbis de Londres, os ‘gunners’ somaram o segundo jogo consecutivo sem vencer e vão terminar a 31.ª jornada com quatro pontos de avanço sobre o Manchester City, segundo classificado, embora os bicampeões ingleses tenham menos um jogo disputado. Nesta ronda, receberam e bateram o Leicester City, por 3-1.

Isto significa que, caso a equipa de Pep Guardiola aproveite a oportunidade, Arsenal e ‘citizens’ vão partir para a reta final da Premier League separados apenas por um ponto.

Na capital inglesa, o Arsenal já vencia por 2-0 aos 10 minutos, com golos do brasileiro Gabriel Jesus, aos sete, e do norueguês Martin Odegaard, mas, antes do intervalo, aos 33, o West Ham ainda reduziu pelo argelino Said Benrahma, na marcação de uma grande penalidade.

Na segunda parte, os ‘gunners’ viveram três minutos de ‘pesadelo’, que podem determinar a temporada, primeiro com Saka, a fazer recordar a final do último Campeonato da Europa, a falhar uma grande penalidade, aos 52, e com Bowen a repor a igualade, e a fixar o resultado final, aos 55.

Na luta pela manutenção, o West Ham ‘agradece’ o empate e passou a somar 31 pontos no 15.º lugar, quatro acima da zona de despromoção.

O médio português Fábio Vieira começou a partida no banco de suplentes do Arsenal, tendo sido lançado por Mikel Arteta nos derradeiros cinco minutos da partida.