Terminou a crise de virias do Arsenal. Os 'gunners' foram até  ao London Stadium derrotar o West Ham United por 3-1, no jogo que fechou a 16.ª ronda da Premier League.

O Arsenal, adversário do Vitória de Guimarães no Grupo F da Liga Europa, vinha de nove jogos sem vencer em todas as competições, após o 3-2 caseiro frente aos minhotos. Pelo meio viu a direção prescindir do técnico Unai Emery e apostar no sueco Fredrik Ljungberg como interino, até resolver o problema do banco.

Na noite desta segunda-feira, tudo parecia encaminhado para mais uma derrota dos 'gunners', quando o central italiano Angelo Ogbonna marcou para os 'hammers', após assistência do espanhol Pablo Fornals, aos 38 minutos.

O Arsenal, que tinha ido para o intervalo sem fazer qualquer remate à baliza, fez três golos em apenas nove minutos: empatou aos 60 minutos pelo avançado Gabriel Martinelli, assistido por Sead Kolasinac. Com 18 anos e 174 dias, o brasileiro, que foi titular pela primeira vez na Premier League, tornou-se no mais novo de sempre a marcar na sua estreia pelo Arsenal na Premier League.

Seis minuto depois entrou em cena Nicolas Pepe, o Melhor em Campo. Com uma finta fantástica, tirou um adversário do caminho e rematou cruzado, ao ângulo, fazendo o 2-1. O 3-1 é de Pierre-Emerick Aubameyang, apontado aos 69 minutos, após grande assistência do francês Nicolas Pepe. Este foi o 43.º golo do gabonês pelo Arsenal na Premier League, ele que se estreou no clube apenas em fevereiro de 2016.

O Arsenal, que apenas tinha vencido dois dos últimos 12 dérbis londrinos (3-2 ao Crystal Palace em 2017 e 5-1 ao Fulham em outubro de 2018) consegue finalmente vencer e colocar um ponto final na série de nove jogos sem ganhar.

A última vitória datava de 24 de outubro, dia do difícil triunfo por 3-2 sobre o Vitória de Guimarães, para a Liga Europa.

Desde então, o mais histórico dos clubes de Londres registou só empates ou derrotas, incluindo a eliminação da Taça nos penáltis ante o Liverpool, após 5-5 no tempo regulamentar e prolongamento.

Com este triunfo, estanca a queda na classificação da 'Premier League' das últimas semanas, recupera dois lugares e sobe a nono, com 22 pontos. Mas o quinto lugar e a Liga Europa estão apenas a dois pontos.

Na Liga Europa, onde está no mesmo grupo que os vimarenenses, a semana é decisiva, com a deslocação a Liége, onde uma derrota com o Standard poderá complicar as contas dos ingleses.

O Arsenal lidera o Grupo F, com 10 pontos, mais um do que o Eintracht Frankfurt, com os belgas a ocuparem a terceira posição, com sete pontos. O Vitória de Guimarães é último, com apenas dois pontos em cinco jogos disputados.

Ao terceiro jogo, Fredrik Ljungberg consegue vencer como treinador do Arsenal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.