O Arsenal venceu hoje em casa do Wolverhampton por 2-0, na 16.ª jornada da Liga inglesa de futebol, e aproveitou a derrota do segundo classificado Manchester City para reforçar a liderança do campeonato.

Um ‘bis’ do ‘capitão’ Odegaard, aos 55, a passe de Fábio Vieira, e aos 75, permitiu aos ‘gunners’ somarem a terceira vitória seguida, seguindo agora com 37 pontos, mais cinco do que o Manchester City, que hoje perdeu em casa com o Brentford (2-1).

Para este desfecho, muito contribuiu Fábio Vieira, que foi lançado em campo logo aos 16 minutos, após lesão do suíço Xhaka em Wolverhampton, que teve na bancada o novo treinador, o espanhol ex-FC Porto Julen Lopetegui.

Em campo, estiveram seis titulares portugueses: José Sá e Ruben Neves, ambos convocados por Portugal para o Mundial2022, assim como o suplente utilizado Matheus Nunes (80), bem como Toti Gomes, João Moutinho, Nelson Semedo e Gonçalo Guedes, tendo entrado também Daniel Podence, aos 68.

Aos 55 minutos, Gabriel Jesus, que já tinha por várias vezes tentado o golo, encontrou Fábio Vieira na área, com o médio ofensivo luso a descobrir o norueguês Odegaard à boca da baliza para o primeiro golo dos ‘gunners’.

O médio ‘bisou’ numa jogada de insistência, aos 75 minutos, com os londrinos a controlarem a partida até final, incluindo com o lançamento do português Cédric Soares em campo, aos 90+1.

Este foi um encontro de extremos da tabela, com o líder Arsenal a sair reforçado e os ‘wolves’ em 20.º e últimos, com apenas 10 pontos.

Foi o quinto jogo seguido sem vencer para o lanterna-vermelha, que começou a época sob o comando técnico de Bruno Lage, e está a quatro pontos da zona de permanência.

Vitórias importantes para Totenham, Newcastle e Liverpool, City surpreendido

Antes, o Newcastle somou o quinto triunfo seguido na ‘Premier League’ ao receber o candidato Chelsea e vencer com um golo solitário de Joe Willock (67), chegando aos 30 pontos, no terceiro lugar, a dois dos ‘citizens’, deixando os ‘blues’, sem vencer há cinco rondas, no oitavo lugar, com 21.

Horas antes, nos outros jogos da tarde de sábado, Tottenham e Leeds protagonizaram o melhor encontro da ronda, com o final a sorrir aos ‘spurs’ (4-3).

Já em Anfield Road, outro uruguaio, Darwin Núñez, esteve em evidência e foi decisivo para o Liverpool superar o Southampton (3-1), que fez o golo por Che Adams, aos nove minutos.

Um golo solitário de Gibbs-White, aos 54 minutos, revelou-se suficiente para o Nottingham Forest (18.º, com 13) vencer o Crystal Palace (1-0) e deixar a cauda da tabela.

Com vida difícil na Premier League continua o Everton, que hoje não teve na ficha de jogo o luso Rúben Vinagre, após novo desaire, desta vez em Bournemouth (3-0).

Mais cedo, um ‘bis’ de Ivan Toney deu a vitória ao Brentford na casa do Manchester City (2-1), um desfecho que pode deixar os 'citizens' mais longe da liderança.